SANTÍSSIMA TRINDADE

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,ao Deus que é, que era e que vem!”

1.Acolhida.
Celebramos a festa de nosso Deus. Ele é único, não há outro; mas Ele se revela como Pai, como Filho e como Espírito Santo. É um mistério de comunhão divina: Três Pessoas, mas um só e único Deus!
Deus é mistério insondável, bem maior que nossa cabeça! Ele é infinito, desce do céu e quer morar no coração do homem, criatura a quem ele quer salvar.
O mistério de nosso Deus não é para ser entendido, mas contemplado e acolhido em nosso íntimo. Ele quer fazer sua morada em nosso coração.

2.Palavra de Deus.
Ex 34,4b-6.8-9 – Deus revela suas qualidades a Moisés, que se prostra com o rosto em terra e suplica-lhe de caminhar com seu povo, embora seja um povo rebelde e de cabeça dura: Deus compassivo, misericordioso, cheio de bondade e de fidelidade.
2Co 13,11-13 – Filhos de Deus, devemos procurar a perfeição, a concórdia e o amor fraterno manifesto no “beijo santo” e na solidariedade entre os irmãos.
Jo 3,16-18 – Deus é amor e seu amor se revela na decisão de salvar a criatura humana mesmo ao preço do Sangue de seu Filho Jesus. Deus ama de verdade!

3.Reflexão.
Nossa Fé num Deus Uno e Trino é manifesta no Batismo – “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19) – E na promessa de Jesus de constituir morada no coração da criatura humana – “Viremos a ele e faremos nele a nossa morada!”(Jo 14,23). E, por fim, partiremos deste mundo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Moisés subiu à montanha para o encontro marcado, mas Deus desceu para conversar com Moisés. Na história de nosso Deus há sempre um duplo movimento: Deus desce até nós, vem ao nosso encontro, e deseja que nós subamos até Ele mediante a observância de seus Mandamentos e de sua Aliança. Ele sempre vem ao encontro da criatura humana para salvá-la, pois é um Deus cheio de misericórdia, de ternura, de bondade e de fidelidade.
O universo é obra de suas mãos, sua grandeza é infinita, incompreensível, mas deseja estar e caber em nosso coração, embora, pecador, infiel e ingrato. Deus de infinita ternura e compaixão! Uma santa religiosa disse: “Eu encontrei o céu na terra, porque o céu é a Trindade e a Trindade está dentro de mim” (Irmã Elizabel da Trindade).
"O Espírito virá a nós e fará sua morada junto a nós!”

Frei Carlos Zagonel

Você pode Gostar de:

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …