Página Inicial / Arquidiocese / Seminário Cristo Rei

Reitor: Pe. Deoni Alexandrino da Silva
Vice-Reitor: Pe. Wellynthon Jonny de Oliveira
Propedeutico:
Aquele que nos ama(…) E que fez de nós um Reino de Sacerdotes para seu Deus e Pai, a Ele a Glória e o Poder,pelos Séculos dos Séculos.Amém”(Ap.1,5-6). Seja um Benfeitor de nosso Seminário Arquidiocesano Cristo Rei e ajude na formação de nossos Seminaristas
HISTÓRICO DO SEMINÁRIO CRISTO REI
Criado por um decreto imperial de 1853,o Seminário de Cuiabá passou ao longo de sua história por muitas transformações,tanto físicas como estruturais.
O Seminário da Conceição
O Seminário da Conceição está majestosamente erguido no Morro do Bom Despacho, ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho, patrimônio legado aos cuiabanos por Dom José Antônio dos Reis, primeiro Bispo de Cuiabá (1832-1876).
A construção do Seminário começou em 1858, com Dom José Antônio e foi concluída em 1882, por seu sucessor Dom Carlos Luiz D’Amour, segundo Bispo e primeiro Arcebispo de Cuiabá (1878-1921).
Especialmente idealizado para a formação de Seminaristas, o Seminário esteve de 1854 a 1888 sob gestão direta e exclusiva dos Sacerdotes Seculares do seu Clero. Entre 1890 e 1893 foi administrado pelos Lazaristas e, finalmente, pelos Franciscanos da Ordem Terceira Regular, de 1904 a 1925.
Atendendo às circunstâncias diversas do contexto histórico, o Seminário se transformou em Enfermaria durante a epidemia da varíola, em 1867, e Quartel General durante a luta entre os partidos políticos, em 1906.
Em 1922, o segundo Arcebispo Dom Francisco de Aquino Corrêa transferiu a residência episcopal para o prédio, ali residindo por um período de 34 anos até seu falecimento, em 22 de Março de 1956. Nesse período o prédio abrigou ainda o Instituto Histórico e Centro de Letras da Província.
O sucessor de Dom Aquino, Dom Orlando Chaves (1956-1982), continuou a direção do Seminário como Instituto de Ensino, utilizando mais tarde o pavimento térreo para dormitório e salas de aula do departamento de Ação Social Arquidiocesana.
Em 1958, foi instalada a Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá no piso inferior do prédio. E, em 1964, a ação religiosa do Seminário transferiu-se para o Seminário Cristo Rei, em Várzea Grande.
O Seminário Cristo Rei  foi uma obra idealizada e implantada pelo Arcebispo Dom Orlando Chaves com a intenção de ser um grande centro de formação cristã. Para tanto foi adquirido uma bela chácara de 120 hectares, que se estendia desde as margens do rio Cuiabá e se estendia até o planalto do aeroporto.
Em 1958 fora lançada sua pedra fundamental, precisamente no dia 7 de dezembro.
Alguns meses começaram os trabalhos de construção com os projetos do arquiteto Calixto de Jesus, o mesmo arquiteto da nova Basílica Nacional da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida; tendo como responsável pelos trabalhos da construção do novo seminário, o monsenhor Pio Sandri e o mestre de obra foi o senhor Eustáquio. Em 1962 estava pronta a “Entrada dos Seminaristas”, com construção de algumas salas do primeiro pavilhão. Depois foi construída a parte principal para o funcionamento do educandário; porém a obra não foi concluída de acordo com o projeto original por falta de recursos. Num prédio menor ao fundo o Arcebispo mantinha as Irmãs Missionárias do Bom Jesus, que foi uma congregação fundada por Dom Orlando Chaves e tinha como carisma ajudar na manutenção do Seminário Cristo Rei.
O então Arcebispo, Dom Orlando Chaves, escolheu os salesianos para administrarem o seminário, os quais se desincumbiram de sua tarefa até1990.
O terreno do Seminário, que media 140 hectares, foi reduzido por ter sido cedido uma parte para a construção da casa do clero, outra para a empresa Sadia, e outras três partes para o município de Várzea Grande para a construção de três cohab’s, sendo que uma dessas cohab’s se tornaria hoje o bairro Cristo Rei.
O projeto idealizado foi reduzido mais ainda por ter sido cedido o prédio onde funcionava o seminário para uma faculdade particular, Univag, ficando o Seminário Cristo Rei instalado no prédio onde moravam as irmãs do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
Em 1990, o Seminário passou para a administração dos diocesanos, e esteve nestes últimos anos sob reformas, com a ampliação de sua estrutura, com uma nova capela (litúrgica), um auditório, uma biblioteca e salas para a administração.Com a reforma física almeja-se um progresso espiritual na formação de um número maior de sacerdotes.