Página Inicial / Voz do Pastor / Homilia Dom Milton na Solenidade de Corpus Christi

Homilia Dom Milton na Solenidade de Corpus Christi

HOMILIA NA SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI-2014
+ Dom Milton Santos – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá
19/junho/2014

Hoje celebramos 10 anos do início do SÍNODO ARQUIDIOCESANO DE CUIABÁ: tudo se iniciou naquele “10 de junho de 2004 – Solenidade de Corpus Christi.” E, hoje “Corpus Christi”  faz com que os “dez anos” se tornem em nós uma  grande Eucaristia… “Dez anos” que hoje se tornam MEMÓRIA da benevolência de Deus-Trindade-Amor. Como Moisés – primeira leitura de hoje (Dt 8,2-3; 14b-16a) – podemos também dizer para a Arquidiocese de Cuiabá: “Lembra-te de todo o caminho por onde o Senhor teu Deus te conduziu, /…/para saber o que tinhas no teu coração…/…/ Não te esqueças do Senhor teu Deus/…/ que foi teu guia…”

A festa da Eucaristia é a festa de um só pão para um só corpo: diz a segunda leitura de hoje (1Cor 10,16-17)! “Porque há um só pão, nós TODOS somos um só corpo, pois todos participamos desse único pão!” Veja: um só pão alimentando um único corpo – A COMUNIDADE –; este corpo é composto de muito membros. Assim cria-se um laço firme: o corpo de Cristo eucarístico não pode ser dissociado, separado do corpo eclesial de Cristo, a COMUNIDADE! Precisamos nos transformar naquilo que recebemos! Não se comunga o corpo de Cristo sem comungar a realidade do irmão, a realidade da irmã, sobretudo o fraco, pelo qual Cristo morreu. O Mestre em Sagrada Escritura – Pe. José Bortolini, Sacerdote Paulino, afirma: “Não transformemos a Eucaristia em idolatria!” Isso aconteceria se transformássemos a Eucaristia, a Missa numa realidade entre as quatro paredes de uma igreja, apenas!

Veja: O Evangelho de João não tem, como os outros três Evangelhos, a instituição da Eucaristia. João apenas cita a ceia: “Foi durante a ceia!” (Jo 13,2) e, passa a narrar o episódio do lava-pés. Jesus afirma: “O pão que eu darei é a MINHA CARNE DADA PARA A VIDA DO MUNDO!”  “CARNE…” significa a “PESSOA VIVA”! Você sabe o que significa “PÃO”? É sinônimo de “DOM/PRESENTE”! Então, Jesus está dizendo: “Eu mesmo, pessoa viva… pela ação direta do Espírito Santo estou me presenteando a Você! Assim, Você ao participar de uma Santa Missa, de uma Eucaristia… também Você precisa se presentear, Você precisa ser DOM para os outros!
Repito: pela ação do Espírito Santo quem recebe Jesus – pessoa viva! – recebe o Pai: “Eu e o Pai somos um!” (Jo 10,30); “quem me viu, viu o Pai” (Jo 14,9), então, se forma uma trindade de comunhão: o Pai, Jesus e Você!… pela ação do Espírito Santo! “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que me recebe como alimento viverá por causa de mim! (Jo 6,56-57)
As orações eucarísticas nos alertam para o real sentido da nossa participação da Missa e na Missa: não deixam este Sacramento ficar ‘entre quatro paredes’, algo desligado da vida… A Espiritualidade Eucarística transforma a vida em Eucaristia!
Alguns flashes: Oração Eucarística para Missa com Crianças-I – “Ó Pai, sabemos que sempre vos lembrais de todos. Por isso, pedimos por aqueles que nós amamos… e por todos os que morreram em Vossa Paz. Cuidai dos que sofrem e andam tristes; olhai com carinho o povo cristão e todas as pessoas do mundo”.
Outro flash: a Oração Eucarística sobre a Reconciliação-II:  “Assim como aqui nos reunistes, ó Pai, à mesa do Vosso Filho em união com a Virgem Maria, Mãe de Deus, seu esposo São José, e com todos o Santos, reuni no mundo novo, onde brilha a vossa Paz, os homens e mulheres de todas as classes e nações, de todas as raças e línguas, para a Ceia da comunhão eterna, por Jesus Cristo, Nosso Senhor!”
A Oração Eucarística para Missa com Crianças-III: “Jesus nos abriu os olhos e os ouvidos para compreendermos que somos irmãos e irmãs da família em que sois o nosso Pai. É Jesus que agora nos reúne em volta desta mesa para fazermos, bem unidos, o que na ceia fez com seus amigos”.
Convido Você a prestar muita atenção em MARIA SANTÍSSIMA! Você já chegou a perceber que o maior ato de devoção a Nossa Senhora é o  ‘amor à Eucaristia’? Quem sabe Você já cantou esta estrofe: “Eis que Maria nos ensina a cada dia,/ sermos na vida Eucaristia pr’os irmãos./ Entrega maior que esta não há!/ Eucaristia, nosso alimento,/ força e sustento do povo a caminhar./ Eucaristia, nosso compromisso/ de estarmos a serviço do Reino de Deus!”
A espiritualidade eucarística que precisamos ter é “VIVER-EM-EUCARISTIA”; “viver-EM-Eucaristia…”  todos os dias nos propomos ao participarmos do Programa de Rádio “O meu dia com Nossa Senhora…” ao rezarmos:
Virgem Maria,/ o meu dia contigo será a oportunidade de me colocar em Tua Escola,/ e ser “Eucaristia” para quem de mim se aproximar.
Virgem Maria, /neste meu dia que eu saiba /com os ´olhos-emprestados-de-Deus´/ perceber e sentir cada pessoa como “um que faz parte de mim”.
Virgem Maria,hoje quero ter os pés no chão, o coração em Deus, meus braços
e mãos abertos/ a serviço dos irmãos e irmãs que de mim mais necessitam.”
Por isso, hoje com esta solenidade estamos dando um testemunho público do que é “a Eucaristia-da-vida”, e, o que é viver “a vida-em-Eucaristia!!” – AMÉM!

+ Dom Milton Santos – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá

19/junho/2014

Dia de Finados e a esperança na ressurreição

O dia 2 de novembro é dedicado à comemoração de todos os fiéis defuntos, aqueles …