12o Domingo Comum

LITURGIA – 12o DOMINGO COMUM
Frei Carlos Zagonel  –  22.06.2014

“Não tenhais medo, pequenino rebanho!”
1.Acolhida.
Iniciamos os Domingos do Tempo Comum; por eles seremos introduzidos nas Catequeses de Jesus sobre as exigências do Reino de Deus e do Discipulado, onde Jesus passa para nós as coordenadas necessárias para ser seu discípulo.
Hoje, Jesus ilumina o caminho para os discípulos que vivem cheios de medo e medos de toda a espécie! Ele nos diz: “Não tenhais medo dos homens (…). Eu venci a morte e o mundo!”.
Como é consolador ouvir a palavra de Jesus e ter a certeza de sua presença!

2.Palavra de Deus.
Jr 20,10-13 – Jeremias é o profeta mais sofrido entre os profetas: chamado por Deus, a tudo renunciou para exercer seu ministério em tempo de calamidades, de corrupção e de perseguição. Não converte a ninguém, mas permanece fiel!
Rm 5,12-15 – O pecado de Adão e Eva estragou a obra de Deus, mas o amor de Jesus restaura o universo todo: vence o pecado, a morte e restaura, novamente, a vida divina de filhos de Deus. Novamente, temos gravada em nosso íntimo a imagem e semelhança de nosso Deus! Que dom precioso!
Mt 10,26-33 – Os discípulos precisam seguir as pegadas de Cristo no caminho da perseguição: quem matou Jesus, vai matando, também, os discípulos dEle. Mas Jesus encoraja-os com a certeza de sua presença e de sua vitória final.

3. Reflexão.

Os discípulos de Jesus foram perseguidos desde o início e continuam sendo perseguidos até nos dias atuais! “O discípulo não é maior que seu mestre! Se perseguiram o mestre, não deixarão em paz seus discípulos!” (Mt 10,24-25). A proposta de Jesus é para além do tempo presente: Ele venceu o pecado, o mundo e a morte, e Ele, e somente Ele, pode restituir-nos a vida divina de filhos de Deus!
Como o profeta Jeremias, os discípulos de Jesus precisam de coragem e de motivação superior para cumprir com sua missão. O mundo de hoje (e de todos os tempos) é inimigo de Cristo. Ele precisa saber o que Jesus ensinou e qual é o caminho ensinado por Ele. A profecia nunca foi fácil. Sempre foi contestada! Mas os verdadeiros profetas não matam; antes, deixam-se matar!
“Não tenhais medo!” Mas de que medo se trata, são tantos! Medo da morte, da enfermidade, da depressão, de perder o emprego e passar fome, medo da violência no mundo atual… Medo dos poderosos de todo tipo! “Não tenhais medo, Eu venci o mundo, a morte e o inferno” (Jo 16,33). “Eu estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos (Mt 28,20)”.
“Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!”

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …