Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / LITURGIA – 15º DOMINGO COMUM

LITURGIA – 15º DOMINGO COMUM

LITURGIA – 15º DOMINGO COMUM  – 13.07.2014

“O semeador saiu para semear sua semente!”

1.Acolhida.
A Palavra de Deus, hoje, é comparada com a semente que o agricultor joga na terra na esperança da colheita e do pão para comer.
Jesus usa a parábola da semeadura, certamente, contemplando o trigo amadurecido nos campos da Palestina. É na contemplação da natureza generosa que Jesus busca inspiração para seus ensinamentos. O grão multiplicado é certeza de pão sobre a mesa; por isso, Jesus nos induz a louvar a Deus pelo milagre da natureza que nos alimenta com seus frutos (Sl 64).

2.Palavra de Deus.
Is 55,10-11 – A Palavra de Deus é como a chuva: ela faz o deserto florir e faz as sementes, jogadas na terra, brotar e produzir frutos.
Rm 8,18-23 – Quando a vida é iluminada pelo Espírito, mesmo que seja repleta de sofrimentos, ela se torna compreensível: é semelhante a um parto, onde a mulher sofre, mas nasce uma vida nova: na vida, a dor é superada pela glória prometida por Jesus a seus discípulos.
Mt  13,1-23 – A Palavra de Deus é semelhante a uma semente de boa qualidade, mas que precisa de terreno apropriado e de chuva benéfica para brotar, crescer e produzir frutos abundantes.

3. Reflexão.
Toda palavra é uma semente, mas a Palavra de Deus é a semente! Ela é verdadeira e fecunda, mas precisa de nossa colaboração (terreno apropriado e chuva benéfica) para frutificar. A semente é semente de qualidade, mas o terreno pode não ser apropriado!
Deus nos dá a garantia de sua Palavra, mas nosso coração pode resistir até ao próprio Deus ou não acreditar na eficácia de sua Palavra! E Deus quer colaboradores para a construção de seu Reino.
O mundo moderno oferece-nos muitos tipos de sementes! Qual é a semente que acolhemos em nosso coração? Seria a Palavra de Deus ou a palavra vazia e mentirosa dos Meios de Comunicação Social?
“A semente é a Palavra de Deus e Cristo é o semeador”!
Frei Carlos Zagonel.

Você pode Gostar de:

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …