Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 29º Domingo Comum

Liturgia 29º Domingo Comum

LITURGIA – 29º DOMINGO COMUM

“O Filho do Homem veio para dar sua vida
para a salvação dos homens!”

1.Acolhida.
Mês de outubro é dedicado às Missões. Disse Jesus: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Vão, portanto, e façam que todas as nações se tornem discípulas…” (Mt 28,18-19ª). Nós somos colaboradores de Deus no anúncio missionário.
A fé é um dom que chega até nós pela força do Espírito Santo, mas requer nosso empenho para irradiá-la. Somos discípulos missionários de Jesus!

2.Palavra de Deus.
Is 45, 1.4-6 – Deus escolheu Ciro, um rei pagão, para difundir a sua glória entre os povos, inclusive, entre o Povo de Deus. Você pode ser missionário junto ao povo pagão de seu bairro e de sua comunidade!
1Ts 1,1-5 – O anúncio do Evangelho vai acompanhado de oração para firmar o convertido na fé. O Evangelho é revelado pela Palavra, mas é confirmado pelo exemplo do missionário e pela força do Espírito Santo.
Mt 22,15-21 – Os inimigos de Jesus celebram uma aliança maliciosa com o objetivo de apanhá-lo em alguma palavra! Não querem aprender, mas fazer intriga!

3.Reflexão.
Deus é sábio e poderoso para ter seus planos cumpridos. Serve-se do próprio homem para realiza-los. O justo alegra-se com a sabedoria de Deus, mas o pecador enreda-se na própria intriga! A verdadeira sabedoria nasce de Deus e o humilde é ensinado por ela: “Entrega tua vida ao Senhor, Ele cuida de ti!” Ele conduz pela mão até um rei pagão que nunca ouviu falar dele.
Os fariseus e os herodianos – inimigos declarados – juntam-se com maldade para condenar a Jesus: Se Jesus mandar pagar o imposto, será considerado traidor pelos fariseus; se considerar o imposto ilícito, a polícia romana e herodiana vão prendê-lo como subversivo! Que responde Jesus? “Dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus!” Nós somos cidadãos do Estado e servos de Deus. Devemos dar a cada um o que lhe convém!
O Estado é uma instituição humana que deve cuidar de nosso bem-estar temporal, e Deus é nosso criador e salvador! Devemos ser cidadão corretos e agradecidos servos de Deus. Tanto o Estado como a Igreja são obras de Deus!
Deus quer cidadãos corretos e santos agradecidos e fiéis! São como as duas rodas da bicicleta; sem elas a bicicleta não anda!
Por que será que o ser humano cria tanta encrenca para o próprio Deus? Os santos não são encrenqueiros, mas servidores humildes de Deus!
Frei Carlos Zagonel

fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …