Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 30º Domingo Comum

Liturgia 30º Domingo Comum

LITURGIA – 30º DOMINGO COMUM

“Buscai o Senhor, buscai sem cessar sua face!”

1.Acolhida.
Irmãos e irmãs, viemos à igreja para contemplar a face misericordiosa de nosso Deus: Ele não quer cumpridores de leis, mas quer filhos que desejam encontrar-se com Ele. Buscar a Deus não é um dever! É uma necessidade que vira paixão e nos torna felizes! É uma sede que nos leva à fonte para beber! Celebremos a Eucaristia com devoção. Ela é a fonte desejada!

2.Palavra de Deus.
Ex 22,20-26 -Javé quer um povo que pratique a misericórdia assim como Ele foi misericordioso, libertando-o da escravidão do Egito. Deus é defensor do pobre e do desamparado e escuta seus gemidos! É um Deus misericordioso, cheio de ternura e de fidelidade! (Ex 24,6).
1Ts 1,5-10 –O Apóstolo Paulo alegra-se com o progresso espiritual da Comunidade de Tessalônica, porque acolheu a Palavra de Deus com alegria e se tornou modelo para os povos vizinhos. Quem acolhe a Palavra, torna-se missionário!
Mt 22,34-40 –  Novamente, os fariseus aproximam-se de Jesus para criar-lhe embaraços: não procuram a luz, mas a intriga! Jesus, verdadeiro Mestre, ensina um caminho simples e acessível a todos: “Amar a Deus e ao próximo como a si mesmo!”

3.Reflexão.
O verdadeiro culto a Deus não passa pela prática e observância de leis numerosas e complicadas! Basta amar a Deus e amar ao próximo, especialmente o próximo desamparado e amá-lo na justa medida do amor e da estima de nós mesmo! Jesus não quer escravos da lei, mas amantes da verdade. Sto. Agostinho dizia: “Ama e faça o que julgar melhor!”
Deus é misericordioso e, por isso, ouve o clamor do pobre e do abandonado. Isto é motivo de alegria para o pobre e serve de advertência para o “poderoso”que pratica a injustiça e explora os mais fracos! Diz o Senhor: “Eu ouvirei o seu clamor… Se clamar por mim, Eu o ouvirei!” Não apenas escuta o clamor do pobre, mas sua cólera se inflama contra o prepotente! E o Apóstolo Paulo nos diz: “Como é terrível cair nas mãos do Deus vivo!” (Hb 10,31).
Servir a Deus não complica a vida de ninguém! Os fariseus complicavam a vida do povo com a multiplicação de leis humanas. Jesus resume toda a Lei em dois Mandamentos:“Amar a Deus e amar ao próximo!” (…) e acrescenta: “Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois Mandamentos!”.
Mas, que significa amar a Deus e ao próximo como a si mesmo? Significa que Deus deve estar acima da novela, da droga, do álcool, do celular (que, aos poucos, endoidece a vocês), Quantas coisas escravizam o ser humano; quando Jesus quer apenas nossa liberdade!
Ame a Deus, grite o nome de Jesus e o Espírito Santo tornará você livre como o vento!”
Frei Carlos Zagonel.

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …