Tempo da Quaresma

VIVA BEM A SUA QUARESMA.

A Igreja, ao longo de sua caminhada histórica, foi organizando a sua Liturgia e sua oração, pois, a sua maneira de rezar expressa a sua Fé = “O jeito de rezar é a expressão de sua fé no Mistério de Jesus!” No início de sua caminhada, a Igreja celebrava, apenas, a Páscoa Anual e a Páscoa Semanal (o Dia do Senhor). Ambas foram sendo ampliadas e acrescidas de novos ritos litúrgicos e novas orações. Assim apareceu o “Tríduo Pascal” (Sexta – Sábado Santo e o Domingo de Páscoa) e o “Tempo Quaresmal” (40 dias de preparação imediata para a celebração batismal no Domingo da Ressurreição).
A Igreja não é um peso morto ou uma peça de museu! A Igreja é uma Comunidade viva que vive, aprofunda e amplia a compreensão do Mistério Pascal de Jesus e celebra na Liturgia suas descobertas e vivências espirituais.

Quaresma origina-se do número 40. Número simbólico e memorial dos 40 anos de peregrinação do povo de Deus pelo deserto até chegar à Terra Prometida (Ex 24,12-18.34), os 40 dias de Moisés e Elias no Monte Sinais (Ex 12,18; 1Re 19,3-8), o retiro de Jesus no deserto (Mt 4,1-11) e os 4ª dias que vão da Ressurreição de Jesus à sua ascensão ao céu.
Quaresma é tempo de jejum e de silêncio criando espaço para a meditação da Palavra de Deus; é tempo de oração buscando um novo relacionamento com Deus, e tempo de abstinência e de esmola: gastar apenas o necessário e auxiliar a quem precisa de pão material e de uma palavra amiga de orientação e de consolação.
Oração: Ó Deus, fonte de misericórdia e de toda bondade, vós nos indicastes o jejum, a oração e a esmola como remédio contra o pecado, acolhei a confissão de nossa fraqueza para que, humilhados pela consciência de nossas faltas, sejamos confortados pela vossa misericórdia”. Amém.
A quaresma nasceu como preparação imediata à celebração do Batismo, enquanto, busco de um sentido para a vida, de um planejamento pessoal na prática do bem, de um aprofundamento da própria fé na proposta de Jesus e, por fim, de uma purificação interior e exterior para a celebração e vivência da Páscoa de Jesus.
Quaresma é meditação sobre o sofrimento de Jesus (cruz e morte), sobre a Palavra de Deus e sobre o sofrimento de Jesus continuado no corpo, especialmente, do pobre, do inocente e da criança vulnerável.
Quaresma é tempo de silêncio: Quem sabe, vamos desligar a TV, limitar o tempo do celular e congênere e fazer o “jejum mineiro” (jejum de palavras)!  Mas, recordemos que silêncio não é ausência de barulho, mas é, necessariamente, capacidade de ouvir! Ouvir a quem? Em primeiro lugar a você mesmo/a, a seu irmão/ã, a Palavra de Deus e a vida cotidiana. Pois é, que é que a vida cotidiana lhe fala todo o dia?
Frei Carlos Zagonel.
Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3039

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …