Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 4º Domingo da Quaresma

Liturgia 4º Domingo da Quaresma

LITURGIA – 4º DOMINGO DA QUARESMA – 15.03.2015

"Alegra-te, Jerusalém, exulta de alegria!”

1. Acolhida.
A Liturgia da Igreja convida-nos à alegria em pleno “Tempo de Quaresma”! Ela nos recorda que Deus tem por nós um amor infinito: “Deus, rico em misericórdia, nos amou muito! Estávamos mortos por nossos pecados e Ele nos deu a vida, gratuitamente, em Jesus Cristo!”.

Acompanhemos, atentamente, as leituras bíblicas deste domingo; elas nos falam do amor infinito de nosso Deus: Ele nos escolheu e amou antes da criação do mundo (Ef 1,4). Não é um amor ocasional. É um amor planejado desde toda a eternidade!

2.Palavra de Deus.
2Cr 36,14-23 – O Povo de Israel resistiu ao amor de Deus e teimou nos caminhos do pecado; por isso foi levado para o Exílio na Babilônia! Mas Deus guardou fidelidade à sua Palavra e o libertou trazendo-o de volta para a sua terra. Voltou para Jerusalém e reconstruiu o templo.

Ef 2,4-10 – O amor de Deus não é interesseiro; Ele nos salva de graça e paga nosso resgate com o Sangue de seu próprio Filho, Jesus Cristo. Deus pagou um alto preço para nos salvar!

Jo 3,14-21 – Deus Pai não enviou seu Filho para nos condenar, mas para nos salvar e gratuitamente! Ele quer que todos sejam salvos mediante a fé em Jesus Cristo – Caminho, Verdade e Vida para todos nós.

3.Reflexão.
Deus é amor – amor eterno, infinito, e em todas suas obras sempre age por amor. O universo é obra de suas mãos, mas ele o criou pensando no homem a quem criou à sua imagem e semelhança! Fomos criados à imagem de Deus e resgatados pelo Sangue de Jesus que restaurou em nossa alma os traços divinos de nosso Criador!

Os profetas usam imagens expressivas para falar do amor de Deus; falam do amor apaixonante dos jovens esposos, do amor generoso da mãe por seu filho… Mas todas as comparações são pobres e inexpressivas diante do amor misericordioso de nosso Deus. Ele sacrificou o próprio Filho para nos salvar! Pagou um alto preço por nós!

Deus nos deu seu próprio Filho para que, uma vez salvos, vivamos por Ele (1Jo 4,9). Jesus nos ama com o mesmo amor que o Pai tem por Ele; vós sois meus amigos (…). Ele deu sua vida por nós e seu amor é insondável, desafia todo o conhecimento (Cf.Ef 3,19).

O amor de Jesus por nós se completa com o envio do Espírito Santo que nos ilumina, que nos consola, que nos perdoa e reza em nós e por nós (Rm 8,26-27).

O Povo de Israel resistiu ao amor de Javé, e foi castigado com o exílio! Nossas resistências e nossos pecados de ingratidão, também, podem ser castigados por uma espécie de exílio. Andamos por caminhos errados e Deus deixa-nos livres até quebrar a cara! E não é nada bom ficar de cara quebrada!

“Salvai-nos, Senhor, por vossa misericórdia e compaixão”!

Frei Carlos Zagonel
Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3050

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …