Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 5º Domingo da Páscoa

Liturgia 5º Domingo da Páscoa

LITURGIA – 5º DOMINGO DE PÁSCOA – 03/05/2015

“Eu sou a videira verdadeira; vós sois os ramos!”

1. Acolhida.
Irmãos e irmãs, qual é nossa relação diária com Cristo? Seria suficiente encontrar-nos com Ele, apenas, no domingo cumprindo nosso “dever” de assistir Missa nos domingos e dias santos de guarda? Se o ramo de uma árvore não permanecer unido, dia e noite, com o tronco, com certeza, ele seca, morre e será destinado ao fogo!
E nós somos ramos da verdadeira videira, Cristo! Se não permanecermos unidos a Ele, dia e noite, vamos secar como ramos destinados ao fogo! Nem pensar em frutos…  É questão de vida ou morte! Ser cristão não significa fidelidade no cumprimento de deveres, mas é participar da vida divina de Filho amado de Deus Pai. Não basta conhecer o Catecismo e observar os mandamentos, mas conservar a vida divina atuante em nossa vida cotidiana!

2. Palavra de Deus.
At 9,26-31 – O encontro com Jesus mudou a vida de Paulo: deixou de ser perseguidor para ser evangelizador. Se o encontro com Deus é verdadeiro, a vida toma outra direção, damos uma meia volta e deixamos o comodismo e o pecado e assumimos a missão!
1Jo 3,18-24 – O Apóstolo João nos recomenda falar menos e agir mais: “Filhinhos não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade!” Amar a Jesus é coisa séria! Quem ama, imita!  (Charles de Foucauld).
Jo 15,1-8 – O cristão assemelha-se aos ramos de uma árvore: unidos ao tronco, eles vivem e frutificam, mas separados, morrem e são queimados. Ser cristão significa estar íntima e profundamente ligado ao tronco da videira verdadeira, Jesus Cristo!

3. Reflexão.
O Apóstolo Barnabé apresentou Paulo à Comunidade de Jerusalém, dizendo que o perseguidor, agora, era discípulo missionário de Jesus. Elementos para conhecer um discípulo de Jesus: Primeiro, ele precisa ter um encontro com o Senhor e mudar a direção de sua vida; segundo, estar em comunhão com o Senhor (Paulo falou com o Senhor) e terceiro, estar comprometido com o Senhor! Ai de mim se não for missionário! (1Co 9,16).
Ser discípulo missionário de Jesus significa estar apaixonado por Ele, escutá-lo diariamente lendo e meditando sua Palavra e falar dEle a todo mundo. Jesus é a paixão do discípulo missionário, precisa anuncia-lo a todos como único caminho de salvação.
Jesus se apresenta como a videira verdadeira, mas o Pai é o sábio agricultor que poda a videira para garantir-lhe frutos abundantes e melhores. De fato, a poda não é um sacrifício, mas é garantia de frutificação e de vida para a própria videira. Videira que não é podada torna-se selvagem e morre um poucos anos. A poda do Pai (provação) não é um sacrifício, mas um benefício. Sejamos gratos pelas provações que nos fazem viver mais e frutificar melhor!
Jesus é a videira e sem Ele nada poderemos produzir de bom! Sem a seiva divina (a graça), nosso trabalho  produzirá frutos amargos e frustrantes.
Frei Carlos Zagonel.
http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3142

Você pode Gostar de:

Porque veneramos a Imaculada Conceição?

Inicialmente devemos diferenciar “veneração” de “adoração”. Venerar é demonstrar grande admiração por algo ou alguém, …