Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / LITURGIA – Ascensão do Senhor!

LITURGIA – Ascensão do Senhor!

“Homens da Galiléia,por que estais admirados, olhando para o céu?”

1. Acolhida.
A festa litúrgica da Ascensão de Jesus é motivo de alegria para nós e, ao mesmo tempo, fonte de interrogações. Primeiro, o corpo de Jesus, humilhado ao extremo, hoje, é elevado, glorioso, para junto de Deus! Seguindo Jesus, um dia, nós também iremos junto de Deus!
O céu não é, com certeza, um lugar físico, lá nas alturas! Mas se não é um lugar físico, o que será o céu? É estar junto de Deus, absorvidos em sua glória? Mas, como será isso? Apenas sabemos que Jesus foi preparar-nos um “lugar” e quando estiver pronto nos tomará consigo na glória! Nós não podemos sequer imaginar o que seja o céu. Mas, Jesus deu a vida para levar-nos para lá!

2. Palavra de Deus.
At 1,1-11 – Concluído o tempo do ensinamento, Jesus se elevou à vista de todos. Foi junto de Deus para ser glorificado e para enviar o Espírito Santo sobre os Apóstolos. O Espírito Santo é necessário para anunciar Jesus ao mundo inteiro.
Ef 1,17-23 – Deus Pai ressuscitou Jesus e o fez sentar-se à sua direita. Humilhado até a morte e morte de cruz, mas, agora, é glorificado pela ressureição e pela ascensão ao céu: O Filho da Virgem Maria está sentado à direita de Deus Pai na glória. Tudo lhe pertence e tudo e todos serão julgados por Ele.
Mc 16,15-20 – Um anjo despertou os Apóstolos do “sono da contemplação” e eles saíram mundo afora anunciando que Jesus é o Salvador e o Evangelho é o caminho que Ele nos deixou para a salvação.

3. Reflexão
Jesus se mostrara vivo para os Apóstolos e discípulos, completou os ensinamentos necessários para continuidade de sua missão e foi se elevando ao céu à vista de todos. Este é o fato histórico, descrito com muitos detalhes, mas para onde foi Jesus? Para junto do Pai! Que não é um lugar físico, mas num mundo superior, na luz e na glória celestial. Nós nem podemos imaginar o que seja isso, mas é a promessa de Jesus e eu creio nela!
O céu é Jesus glorificado com a ressurreição de seu corpo; o céu é Jesus sentado glorioso à direita de Deus Pai e é para lá que ele nos levará – “Vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e vos tomarei comigo, para que, onde eu estou, também, vós estejais” (Jo 14,2-3).
“Hoje, recordamos e celebramos o dia em que a nossa pobre natureza foi elevada em Cristo até o trono de Deus Pai” (Papa Leão I). Jesus, o “Verbo feito carne” foi junto de Deus e para lá nós também seremos levados quando Jesus voltar. Por isso, a ascensão do Senhor é glória para Jesus e é glória para os discípulos de Jesus.
Subindo ao céu, Jesus não abandonou o mundo! Diz Santo Agostinho: “Ele não abandonou o céu descendo até nós e nem se afastou de nós quando de novo subiu ao céu!” Os discípulos correram o mundo anunciando o Reino de Deus e cumprindo o mandato missionário de Jesus porque tinham certeza que, além do Espírito Santo, Jesus estava com eles até o fim dos tempos e até os confins do mundo.
“Jesus há de voltar, do mesmo modo que o vistes subir, aleluia!”
Frei Carlos Zagonel.

FONTE: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3165

Porque veneramos a Imaculada Conceição?

Inicialmente devemos diferenciar “veneração” de “adoração”. Venerar é demonstrar grande admiração por algo ou alguém, …