LITURGIA – Pentecostes

LITURGIA – PENTECOSTES

Enviai vosso Espírito Senhor e toda a face da terra renovai!”

1. Acolhida.
Hoje celebramos a Festa do Pentecostes, vinda do Espírito Santo sobre a Igreja, reunida no Cenáculo com a Virgem Maria. Ela precisa receber o Espírito Santo para testemunhar Jesus: “Sereis minhas testemunhas até os confins do universo”!
Hoje, inicia a História da Igreja, conduzida pelo Espírito Santo.  Os Apóstolos têm consciência desta parceria; pois, em suas decisões afirmam: “Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós!”. Mas quem é mesmo o Espírito Santo? Como age no mundo, na Igreja e em nossa vida?

2. Palavra de Deus.
At 2,1-11 – Cumpre-se a promessa de Jesus: “Recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós para serdes minhas testemunhas em Jerusalém (…) até os confins da terra”. O Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos reunidos em oração com Maria Mãe de Jesus.
1Co 12,3-13 – O Espírito Santo, silenciosamente, age na Igreja e no coração dos fiéis, pois, cabe a Ele recordar e explicar todas as Palavras de Jesus. Sem o Espírito Santo a Igreja permanece nas trevas da ignorância e, porque não, nas trevas do pecado!
Jo 20,19-23 – O Espírito Santo é a garantia da paz e da iluminação para os discípulos de Jesus. Ele nos conduz no cumprimento da missão recebida de Jesus.

3. Reflexão.
O Apóstolo Paulo perguntou aos cristãos da cidade de Éfeso: “Recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” Resposta desalentadora: “Nem sequer ouvimos dizer que há um Espírito Santo!” E se a pergunta, hoje, fosse dirigida a nós, que resposta obteríamos? O Espírito Santo não é um terceiro Deus, mas é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Ele pairou sobre a criação do universo e pôs ordem e iluminação na confusão inicial. (Gn 1,25). Ele é luz inconfundível, é água cristalina… Ele é a paz!
O homem, formado do barro, recebendo o sopro divino, tornou-se um ser vivente à semelhança do próprio Deus (Gn 1,26;2,7). E o seio da Virgem Maria tornou-se fecundo, gerando o Corpo do Verbo que “se fez carne para habitar entre nós”. Sem repetir citações, recordemos o que disse um Sr. Bispo, ao ser interrogado no final do Concílio Vaticano II – “Eu não sabia qual era a função do Espírito Santo na Igreja! Hoje, não sei o que o Espírito Santo não faz na Igreja de Jesus!”.
O Salmo responsorial garante que se o Espírito do Senhor for retirado o universo, tudo volta ao pó inicial! Mas o Espírito restitui o respiro e tudo volta à vida nova. O mundo atual precisa de um novo sopro do Espírito para viver novamente uma vida em dignidade.
Quando o Espírito esta presente numa comunidade, embora diversa em capacidades e talentos, prevalece a unidade. É como a alma para o corpo, ornado de muitos membros, mas sobrevive na unidade e a vida continua; mas, quando a unidade está ausente o Espírito já se retirou há mais tempo! Que venha o Espírito Santo em nossas Comunidades para que tenhamos vida e vida em abundância.

“Todos ficaram cheios do Espírito Santo!”
Frei Carlos Zagonel

FONTE: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3177

Porque veneramos a Imaculada Conceição?

Inicialmente devemos diferenciar “veneração” de “adoração”. Venerar é demonstrar grande admiração por algo ou alguém, …