Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – Santissima Trindade

Liturgia – Santissima Trindade

SANTÍSSIMA TRINDADE – 31.05.2015

BENDITO SEJA DEUS PAI, DEUS FILHO E DEUS ESPÍRITO SANTO!
1. Acolhida.
Irmãos e Irmãs, o Ano Litúrgico apresentou a meditação sobre o Advento e Natal, passou pela Quaresma e pelo Tempo Pascal. A Igreja é uma excelente mestra: anualmente ela passa diante de nossos olhos o Mistério integral de Jesus Cristo. É suficiente deixar-se conduzir pela Liturgia Dominical para ser educado na verdadeira fé cristã.
Hoje, adoramos o Mistério de Deus Uno e Trino. Não entendemos, mas adoramos! Os Santos Padres recomendavam adorar em vez de especular os segredos de Deus com nossa cabeça pequena demais para entender o Mistério da Santíssima Trindade!

2. Palavra de Deus.
Dt 4,32-34.39-40 – Deus revelou-se ao Povo de Israel, este tinha certeza de sua existência e de seu amor misericordioso. Percebeu a grandeza insondável de seu Deus e o adorou como seu salvador.
Rm 8,14-17 – Deus se revela como um Deus cheio de ternura envia seu Filho único que promete o Espírito Santo consolador. A presença do Espírito revela nossa dignidade de filhos adotivos de Deus. Ele reza em nós e por nós e vem em socorro de nossa fraqueza.
Mt 28,16-20 – Deus Pai glorifica seu Filho querido ressuscitando-o dos mortos e confia-lhe todo poder divino! Aos discípulos de Jesus, a missão de fazer discípulos seus todos os povos, ensinando-lhes as Palavras de Jesus e batizando-os em nome da Santíssima Trindade.
Escutemos atentamente o mandato de Jesus… e mãos à obra para cumprir sua ordem!

3. Reflexão.
A Igreja não começa sua caminhada com a reflexão intelectual, mas com a oração. Na oração ela expressa a sua fé trinitária no Pai criador, no Filho redentor e no Espírito Santo consolador. É um só Deus, mas se manifesta como Pai, como Filho e como Espírito Santo. Não são três deuses, mas um só Deus e o Deus dos cristãos se revela no amor: Deus é amor!
A Igreja reza sua fé, adora seu Deus e confessa-o como Deus Uno e Trino. Por esta fé muitos cristãos derramaram o próprio sangue. Mantiveram fidelidade até o martírio! Para eles, crer em Deus Uno e Trino não era questão de raciocínio, mas de amor e respeito pela revelação de seu Deus. Eles não explicam o mistério; eles o adoram!
O Deus de Israel, o Deus de Jesus Cristo não se preocupa em explicar o mistério, mas em revelar o seu imenso amor, especialmente, pelos pobres e pequenos. Deus é misericordioso e quer a vida em abundância para seus filhos, mas os ídolos, antigos e modernos, escravizam e matam. Eles querem a morte da criatura humana.   É a serpente real que enganou Adão e Eva no Jardim causando-lhe a morte!
Os muçulmanos gritam: “Alá é grande!” Mas, nós, os cristãos dizemos: Ó Deus como tu és grande, maravilhoso, infinito, Deus Uno e Trino! E devotamente benzemos nosso corpo traçando o Sinal da Cruz em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
“O próprio Espírito (…) atesta que somos filhos de Deus”.
Frei Carlos Zagonel

Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3202

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …