Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 10º Domingo Comum

Liturgia 10º Domingo Comum

LITURGIA – 10º DOMINGO TEMPO – 07.06.2015

“Das profundezas eu clamo a vós, Senhor!”

1.Acolhida.
Reiniciamos a liturgia do “Tempo Comum”; não domingos de segunda classe, mas aprofundam os ensinamentos de Jesus para a vida cotidiana. Hoje, meditamos o mistério do pecado que rompe com a harmonia da graça e instala o conflito no coração do ser humano, que perde a paz; envergonhado por sua nudez, esconde-se, e, questionado por Deus, acusa a sua mulher! A vida humana deixou de ser maravilhosa para tornar-se conflituosa!
Mas Deus mandou um “homem forte” (Jesus) para vencer o demônio e a morte e restituir para a criatura humana a dignidade de filhos adotivos, novamente participantes da natureza divina.

2.Palavra de Deus.
Gn 3,9-15 – Aqui inicia o maior e mais dramático problema humano: o pecado e suas consequências de sofrimento, de morte e da ausência de Deus! Deus, na sua justiça, deixou a criatura humana no sofrimento, e na sua bondade infinita, promete-lhe um Salvador que esmagaria a cabeça da serpente mentirosa.

2Co 4,13-5,11 – A fé viva de Paulo dá-lhe força para falar e anunciar a salvação em Jesus Cristo. Todos nós clamamos desde as profundezas de nosso pecado, mas, ao mesmo tempo, proclamamos que o Senhor é minha rocha e fortaleza! A vida de sofrimento é breve, passa rápido e teremos, na eternidade, um peso incomensurável de glória.

Mc 3,20-35 – Jesus não fez conchavo com satanás; pelo contrário, Ele é o homem forte que amarra satanás e devolve a esperança da salvação ao ser humano, passamos do reino das trevas para o Reino do amado Filho de Deus. Não somos família de satanás, mas somos membros da nova Família de Jesus – a Família dos filhos adotivos do Pai celeste.

3. Reflexão.
Satanás é o pai da mentira – mente desde o início quando enganou nossos pais no “Jardim do Éden”. Prometeu-lhe vida gloriosa, sabedoria e autonomia insuperável: “sereis como Deus”! A morte foi o presente da serpente para o ser humano. Dominado pelo orgulho, agora, tem vergonha de si mesmo, o medo de Deus! Antes, pacífico; agora em conflito interminável consigo mesmo e com sua própria companheira. A terra se tronou ingrata e os animais selvagens ameaçam-lhe a vida.

A vida humana se tornou um gemido interminável: “Das profundezas eu clamo a voz, Senhor (…). Se levardes em conta nossas culpas, que haverá de subsistir?” São gemidos de dor, de aflição, de fome, de depressão e de insegurança total! Mas “no Senhor se encontra toda a graça e copiosa redenção” e, por isso, nosso coração se enche de esperança porque Deus é infinitamente misericordioso.

O mundo afirma que o diabo não existe! “É disso que o diabo gosta!” Assim, ele pode trabalhar livremente e lavar a criatura humana à morte pela droga, pelo pecado, pela violência. Para Adão e Eva a serpente garantiu que a fruta era gostosa… E os faria inteligentes como Deus. Foram enganados! Do mesmo modo, o mundo da droga promete felicidade, mas acelera a morte e a destruição! O rosto de um drogado não é o rosto que Deus quer para seus filhos adotivos. Ouçamos a Palavra de Cristo – Caminho, Verdade e Vida – e não a do diabo, mentiroso e assassino!

“Mas em vós se encontra o perdão,Eu vos temo e em vós espero!”

Frei Carlos Zagonel.

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …