Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 15º Domingo Comum

Liturgia 15º Domingo Comum

LITURGIA – 15º DOMINGO COMUM – 12.07.2015

“Vai profetizar para Israel, meu Povo”.

1.Acolhida.
Jesus envia discípulos para evangelizar o povo em seu lugar. Envia discípulos, dois a dois, com o poder da pregação e da curar dos enfermos. A Igreja, conduzida pelo Espírito Santo, dá continuidade à obra de Jesus! Todo cristão é “discípulos missionário” de Jesus. Somos um povo com dever missionário.  Quem não é missionário não é verdadeiro discípulo de Jesus!

2.Palavra de Deus.
Am 7.12-15 – Amós, pastor de gado e cultivador de sicômoros, foi arrebatado e enviado como profeta para o Povo de Israel: “Vai profetizar para Israel, meu Povo!”.

Ef 1,3-14 – Paulo descreve o Plano de Deus para salvar o mundo através de Jesus Cristo: Deus planejou o homem antes da criação do universo, e, agora, vai salvá-lo pelo Sangue de Jesus Cristo. Todos somos propriedade de Deus, marcada com o selo de posse do Espírito Santo.

Mc 6,7-13 – Jesus realiza um estágio missionário para os Apóstolos, enviando-os dois a dois, como poder de anunciar o Evangelho e curar os enfermos mediante a unção. Os missionários devem vestir com simplicidade, viver com sobriedade e anunciar a paz.

3.Reflexão.
Todos somos profetas e missionários enviados para profetizar junto ao mundo atual, aliás, não muito diferente do mundo e da vivência do Povo de Israel de antigamente! Pregar e profetizar, com simplicidade e convicção próprias de quem acredita em Jesus Cristo. O envio missionário pode desalojar os cristãos de sua vida profissional, como. Amós que deixou o pastoreio do gado e o cultivo dos sicômoros (figueira selvagem). O missionário tem que sair de casa e enfrentar a adversidade. O Papa, Francisco, quer uma Igreja de saída, que á às ruas, onde está o povo sofrido!

O Povo de Israel, após o reinado do rei Salomão, dividiu-se em Reino do Norte (Samaria – dez tribos) e Reino do Sul (Jerusalém – duas tribos). Amós, habitante do Reino do Sul, foi enviado para missão profética junto ao Reino do Norte, onde os sacerdotes e profetas locais serviam ao rei e não a Deus! Por isso foi rejeitados, mas nem por isso deixou de dizer, com palavras rudes e fortes, a mensagem de Javé.

O profeta é um enviado por Deus e precisa anunciar a Palavra de Deus e não a própria palavra, quase sempre aduladora e interesseira! Poderíamos indicar alguns falsos profetas de nosso mundo eclesiástico atual, mas é necessário, antes, avaliar nossa pregação para verificar se é Palavra de Deus ou palavrinha humana! O profeta de Deus é um homem de oração e atento cultivador da Palavra de Deus.

Vamos fazer um momento de silêncio para avaliar nossa vida cristã perguntando-nos se somos profetas de Deus – discípulos missionários – ou acomodados e presumidos discípulos de Cristo! O Senhor Jesus, com certeza, voltará e nos pedirá contas da missão que nos confiou no Batismo. Irmãos é hora de acordar!

O mundo é mau – está no Evangelho – mas não será porque nós não somos bons o suficiente?

“Nós acreditamos em Jesus e fomos marcados com o selo do Espírito Santo!”

Frei Carlos Zagonel.

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …