Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 17º Domingo Comum

Liturgia 17º Domingo Comum

LITURGIA – 17º DOMINGO COMUM – 26 de julho 2015

“Dá o pão ao povo para que coma!”

1. Acolhida.
Nos Domingos Comuns a Liturgia nos apresenta as catequeses de Jesus, necessárias para viver bem seus ensinamentos. Neste domingo iniciam as “CATEQUESES EUCARÍSTICAS”! Jesus quer acrescentar às suas Palavras o “Pão descido dos céus”! O Pão da Eucaristia – Corpo, alma e divindade de Jesus dado a nós como alimento e remédio de salvação.

2.Palavra de Deus.
2Re 4,42-44 – O profeta Eliseu mandou distribuir ao povo os 20 pães de cevada, oferecidos por um agricultor. A oferta a Deus é santificada quando oferecida ao povo para saciar sua fome.

Ef 4,1-6 – Para Jesus todos somos irmãos, filho do único Pai celestial; portanto, a unidade é a marca dos filhos de Deus! Quem rompe a unidade pela intriga e ofensa machuca o “Corpo de Cristo, do qual Ele é a cabeça!”. A Eucaristia somente é válida quando expressa a unidade dos filhos de Deus.

Jo 6,1-15 – Jesus é contestado e perseguido pelos habitantes da cidade de Jerusalém; foge, então, para a Galileia, onde encontram agricultores empobrecidos pela ganância dos poderosos e pelo peso dos impostos. A economia da cidade é capitalista; a da roça é distributiva e solidária.

3.Reflexão.
O Povo de Israel, enquanto vivia no deserto e na roça, era solidário com seus irmãos; quando passou a viver na cidade tornou-se egoísta e procurou aumentar cada vez mais seus bens, seu capital. Jesus não quer destruir a cidade, mas reintroduzir uma economia distributiva e solidária: Deus dá o pão de graça para todos. O pão deve ser distribuído e não acumulado! O profeta Eliseu mandou distribuir o pão a todos os famintos de sua vizinhança. E era o pão oferecido a Deus!

Jesus ensinou à multidão de agricultores famintos e, depois, mandou os Apóstolos dar-lhe de comer! O Apóstolo Felipe pensou como um capitalista: “Nem duzentas moedas de prata seriam suficientes para dar um pedaço de pão a cada um!” Descobriram um menino com cinco pães e dois peixes, mas que é isso para toda essa multidão?” Jesus tomou os pães e foi distribuindo”… Todos comeram e sobraram 12 cestos! A economia de Jesus é a distributiva e não capitalista! Distribuir e não comer sozinho!

O mundo sem fé julga ser dono do universo e não distribui os bens; mas a criança (aquele que tem fé e espírito de criança) distribui e, assim todos puderam comer! O Brasil tem pão suficiente para todo brasileiro saciar sua fome (…) mas somos um país de famintos, porque não há distribuição justa e solidária. Jesus quer que o pão seja distribuído, quer que todos trabalhem e comam com dignidade, o pão solidário!

Jesus dá graças a Deus e não ao menino, pois é Deus que nos dá o pão de cada dia. E o povo quer fazer de Jesus um rei, talvez, injusto como os grandes deste mundo! O Povo recusa o Messias e não aceita seus ensinamentos! O povo não quer converter-se! Não seria esta nossa atitude atual? Recusamos os ensinamentos de Jesus e não o queremos como nosso Salvador!

Frei Carlos Zagonel
Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3294

Você pode Gostar de:

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …