Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 18º Domingo Comum

Liturgia 18º Domingo Comum

LITURGIA – 18º DOMINGO COMUM – 02.08.2015

“É MEU PAI QUEM VOS DÁ O PÃO O VERDADEIRO PÃO DO CÉU!”

1. Acolhida.
Alegremo-nos, pois, Jesus nos convida a participar de seus ensinamentos e de sua Eucaristia. Não é suficiente comer o pão que sacia o corpo; precisamos comer o Pão do céu, que o Pai nos dá para a vida do mundo! Mas que pão é este? Jesus é o Pão vivo descido do céu! Quem come desse Pão, torna-se uma criatura nova e vive, já agora, a vida divina do próprio Jesus.

2.Palavra de Deus.
Ex 16,2-4.12-15 – O Povo de Israel foi tirado do Egito, mas precisou caminhar através do deserto até chegar à Palestina, terra boa “onde corre leite e mel!” Jesus nos libertou da morte e do pecado, mas, agora, precisamos caminhar pelos caminhos de Deus, sem murmurar!

Ef 4,17.20-24 – Quem acredita em Jesus precisa viver de acordo com Ele e como Ele! Não podemos ser cristãos vivendo como pagãos! Ser cristão é vida nova; é como flor no banhado: raiz no lodo, mas produzir flores maravilhosas na vida cotidiana!

Jo 6,24-35 – Jesus saciou a fome física do Povo de Israel, mas este não quis progredir: Não queria trabalhar e nem viver uma vida nova! Qual a razão de nossa procura da Eucaristia? Queremos saciar nossa emoção ou para viver melhor e ser discípulo missionário de Jesus?

3.Reflexão.
O Povo correu à procura de Jesus porque haviam comido bem no dia anterior! Nós procuramos Jesus para comer bem, mas não queremos saber dos desafios que Jesus nos faz! “Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna!” A Eucaristia não é para viver bem (com saúde, bom salário e bastante diversão), mas para ser melhor e mais comprometido com os planos de Deus! Eucaristia não é para encher a barriga, mas viver melhor, viver como Jesus!

O Povo de Israel, tendo que caminhar pelo deserto e enfrentar as dificuldades materiais, murmurou e desejou retornar para o Egito e lá viver como escravo! Quais são os nossos desejos e resistências aos sacrifícios nos momentos de provação? Queremos que Deus multiplique seus milagres e nós procuramos continuar com os vícios do álcool, da droga, da prostituição e da infidelidade conjugal? Para isso não precisamos sair do Egito e nem converter-nos a Cristo!

O Apóstolo Paulo nos afirma que aceitar Jesus e continuar vivendo como pagãos, é tempo perdido, melhor, é vida perdida! Aceitar Jesus é aceitar uma vida nova, aberta para a proposta de Jesus! “Eu sou o Pão da vida, quem vem a mim não terá mais fome e nem sede das propostas do mundo materialista e sujeito ao diabo”. Ser cristão é ser uma criatura nova, alegre e feliz porque vive a mesma vida de Jesus. Vive para fazer o bem!

Quem entrega sua vida ao Senhor não vai passar fome! Deus é poderoso para fazer milagres e dar-nos o pão e a carne para comer!

“Vinde Senhor, libertar-me,
 vós sois o meu socorro e o meu libertador!”

Frei Carlos Zagonel.
Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3306

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …