Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia da Epifania do Senhor

Liturgia da Epifania do Senhor

LITURGIA – EPIFANIA DO SENHOR – 03.01.2016
“Levanta-te, acende as luzes, porque Chegou a tua LUZ!”

1.Acolhida.
Festa da Epifania do Senhor, ou seja, hoje, Jesus é manifestado como Salvador de todos os povos. Hoje é Natal para nós que não somos judeus de origem! Alegremo-nos, pois, a LUZ brilhou para nós! Entremos, com os Magos, na casa de Belém e adoremos o Menino Jesus!
Os Reis Magos procuraram o Rei do Universo na cidade, mas Ele estava na periferia, junto de Maria e José. Adoraram o Menino e lhe ofereceram os presentes de ouro, incenso e mirra.
Quais seriam os nossos presentes para o Menino Jesus nosso Salvador?

2.Palavra de Deus.
Is 60,1-6 – O Profeta Isaías descreve a situação difícil do Povo que voltou do exílio e precisa reconstruir os muros da cidade e o templo. Deus virá com sua glória e transformará Jerusalém numa cidade de luz e de salvação.
Ef 3,2-3.5-6 – O segredo de Deus foi revelado aos Apóstolos: Todos os povos participam da salvação que Ele nos enviou por Jesus Cristo, todos somos salvos por Jesus Cristo.
Mt 2,1-12 – Os Magos vão procurar o “Grande Rei” na cidade de Jerusalém, Jesus estaria junto do ambicioso rei Herodes, mas Ele se encontra na pequena cidade de Belém, na casa de Maria! Hoje, onde estaria o “Grande Rei”? Estaria nas casas dos poderosos deste mundo ou estaria nas casinhas dos pobres e explorados pela cidade injusta? Ele estaria em sua casa?

3.Reflexão.
A “Festa da Epifania” é a Festa de Natal para o universo: Jesus é apresentado como Salvador de todos os povos, aqui, representados pelos Reis Magos! Natal é para quem procura a luz da estrela! Para todos aqueles que têm necessidade de luz, a estrela brilha e conduz para junto de Jesus. Jesus é a estrela indicadora da Salvação oferecida por Deus a todos as pessoas de boa vontade.
Para a cidade de Jerusalém, ainda em ruínas e sem organização, o Profeta prometeu a luz de Deus e a glória de um futuro brilhante! A palavra do profeta vale para nós, para cada um em particular, para nossas Comunidades e para nossa Igreja Católica. Mas a luz vem de Deus e não dos grandes e poderosos deste mundo! Não foram os políticos e poderosos que reconstruíram a cidade de Jerusalém! Foi o próprio Deus que fez de Jerusalém a cidade onde brilhou a glória de Deus! Só Deus salva!
Em Jerusalém, para onde os Reis Magos se dirigiram, houve desconforto e medo da repressão do rei Herodes, que teme perder o seu trono! Hoje, não é diferente, os grandes e poderosos temem perder seu poder material! Deus não manda seu Filho Jesus à procura de reinos e de bens materiais! Jesus veio oferecer a salvação e a luz divina para os homens, filhos adotivos de Deus e co-herdeiros com Cristo!
Por que a estrela se apagou na cidade e voltou a brilhar logo fora da cidade? A luz de Deus não brilha para o rei Herodes e para os sacerdotes (Não são amigos de Deus e nem sedentos da salvação). A luz da estrela brilha para o povo simples, que aguarda a salvação prometida por Deus, através dos profetas, ao longo de toda a Bíblia. Qual seria a estrela que atrai o seu olhar? Você estaria à procura de uma luz para sua vida?

“Viram o Menino com sua Mãe (…) Ofereceram seus presentes e ajoelhados eles o adoraram!”

Frei Carlos Zagonel
Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3618

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …