Página Inicial / Notícias / Aniversário Site da Arquidiocese de Cuiabá (12 anos)

Aniversário Site da Arquidiocese de Cuiabá (12 anos)

HISTÓRICO SITE DA ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ

site1

 

O Site da Arquidiocese de Cuiabá (www.arquidiocesecuiaba.org.br) marcou a sua entrada no ciberespaço da Internet no dia 12 de dezembro de 2004. Deus abençoe todos os nossos internautas…

Conheça um pouco da História do Site..

Em junho de 2003, Dom Milton A. Santos,sdb, era nomeado Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Cuiabá, e neste mesmo ano em uma conversa informal entre Dom Milton e o jovem Alexandre M. Mendes,na época Coordenador da Comunidade São Benedito pertencente a Paróquia Nossa Senhora da Guia do Coxipó,o jovem Alexandre comentava a importância do site da Capela São Benedito que já estava funcionando desde o ano de 2002.
Dom Milton comentou que em São Paulo quando ainda era padre tinha sido Diretor de um provedor católico de internet,e gostaria que a Arquidiocese tivesse um site para evangelizar,comunicar,criar uma grande REDE DE COMUNHÃO utilizando os novos recursos tecnológicos.
Desta forma o jovem Alexandre se reuniu com o amigo Benedito Freire (web master) e lançou o desafio!!Conseguiremos construir o Site da Arquidiocese de Cuiabá?
Nosso primeiro subsídio de reflexão foi o Livro ” UMA ESPIRITUALIDADE DO NOVO MILÊNIO – 2001″ escrito pelo então Padre Milton Santos,sdb.Citamos um trecho do livro na página 83 e 84 que diz:
“A nova espiritualidade sabe que a necessidade de comunicação tem crescido através da história das civilizações.Se antes andava em lombo de burro,hoje navega nas ondas ópticas e eletromagnéticas das redes modernas.Assim hoje, a internet cresce e diversifica com tal velocidade que é impossível prever que rumos tomará…Uma realidade nova,incomensurável está em nossas mãos: a Estrada da Informação!”
O novo evangelizador é também um internauta quem o encontrar por este novo caminho,vai descobrir que lá a internet não tem nada daquela frieza cibernética. No novo Evangelizador,impulsionado pela nova Espiritualidade,a Internet tem sorriso,tem calor humano…tem gente por trás dos monitores”.

Foram muitas noites e madrugadas para a construção de toda infraestrutura do site trabalhando com a internet na época chamada de discada.
Mas com a graça de Deus e o incentivo de Dom Milton a Arquidiocese de Cuiabá nasceu para o espaço virtual seguindo as indicações do Sínodo Arquidiocesano: Oração do Sínodo “Concedei-nos,Senhor Deus, a coragem de” avançarmos para águas mais profundas” num compromisso de construir a nossa história com os pés-no-chão,o coração em Vós,” e nossas mãos e braços abertos para servirmos preferencialmente quem mais necessita ao nosso lado”.

O Site da Arquidiocese de Cuiabá (www.arquidiocesecuiaba.org.br) marcou a sua entrada no ciberespaço da Internet no dia 12 de dezembro de 2004. Parece que foi ontem… São 12 anos de evangelização virtual.
Estamos apenas iniciando um novo caminho incomensurável; a cada dia procuramos aperfeiçoar este meio tão importante de evangelização…
Novas expressões – ArquidioceseNET – EvangelizaNET – PastoralNET… – aliadas a novos métodos são impulsionados pelo NOVO ARDOR DA NOVA EVANGELIZAÇÃO conclamada pelo saudoso Papa São João Paulo II!

A primeira mensagem de Dom Milton enviadas aos internautas através do site segue abaixo:
Primeira Mensagem de Dom Milton no site da Arquidiocese de Cuiabá dezembro de 2004

“Encontrarmo-nos na Internet é uma alegria.
Pessoalmente, direciono esta alegria ao carinho de Deus para conosco – criaturas humanas. Fazer a experiência de comunhão com as pessoas através deste espaço virtual é entrar em comunhão com Deus. Veja que comunhão intensa é esta: podemos acompanhar os fatos, os acontecimentos, a história… em tempo real!
Eu digo para mim mesmo: “Ainda engatinhamos quanto às possibilidades de nos comunicarmos! Agora, tudo é mais rápido. Esta rapidez significa COMUNHÃO!”
Sabe? A rapidez em comunicar-se – no nosso caso, a internet, o espaço virtual..- é a pressa que o AMOR tem… Quem ama se comunica logo! Quem ama não fica esperando, esperando… É verdade que “o amor é paciente… espera tudo… suporta tudo…”(1Cor 13,4ss), assim escreve o apóstolo Paulo. É que o amor é capaz até disso: ser paciente, esperar, suportar…
Sabe? Para mim, como Arcebispo de Cuiabá, a INTERNET é uma inspiração de governo desta Igreja Particular. Eu imagino todas as Pastorais, todos os Movimentos de Igreja, todos os Organismos vivendo “em rede de comunhão”: todos se preocupam com todos! Todos se auxiliam! Todos se interessam pelas conquistas de cada um e as incentivam! Agora que temos o nosso espaço virtual (Site) – www.arquidiocesecuiaba.org.br – se renova a certeza de que seremos mais felizes, porque viveremos mais como “casa e escola da comunhão! (João Paulo II)”
Deus abençoe Você! E, Você me abençoe!
Abraços…
+Dom Milton Santos,sdb – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, MT”

Durante estes 12 anos de evangelização virtual o site da Arquidiocese já passou por quatro grandes mudanças de layout (designer) e conteúdos.
Paralelamente ao site da Arquidiocese de Cuiabá novas mídias e métodos de evangelização foram surgindo e com muita alegria no dia 18 de março de 2006 em caráter definitivo,Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá começou a ser transmitida através do site da Arquidiocese de Cuiabá,para todo Brasil e para o Mundo, Uma grande parceria Canção Nova e Site da Arquidiocese de Cuiabá.
O Primeiro programa transmitido; pela internet para todo o Brasil e exterior foi o MEU DIA COM NOSSA SENHORA,às 06h00 da manhã, apresentado pelo Arcebispo Metropolitano de Cuiabá Dom Milton Santos e com a presença do Coordenador do Site Alexandre M. Mendes e o Web Master Benedito Freire.
Para que pudéssemos publicar a Web Radio na internet instalamos em 2006 uma ADSL empresarial na sede da Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá para utilizarmos um IP fixo ( Internet Protocol), Instalamos também um servidor com a função de receber o sinal da mesa de som e publicar na internet.
Nos dias atuais a Canção Nova desenvolveu um aplicativo para dispositivos móveis e continua a transmitir a rádio difusora Bom Jesus de Cuiabá.
Durante todo este tempo do site da Arquidiocese de Cuiabá no ciberespaço não podemos deixar de destacar a parceria com a Canção Nova de Cuiabá através dos missionários e padres da Canção Nova.

Já em 2009 na internet aparecia a era dos Blog’s e assim criamos 2 blog’s, o blog do Vinde e Vede (www.arquidiocesecuiaba.org.br/vindevede) uma página toda especial para todas as notícias sobre este Mega evento de Evangelização; e o blog da Pastoral Arquidiocesana do Dízimo (www.arquidiocesecuiaba.org.br/pastoraldizimo) onde a pastoral realiza seu trabalho virtual de evangelização.

Destacamos nestes anos de caminhada do site da Arquidiocese as transmissões do Vinde e Vede deste do ano de 2006,inicialmente apenas com fotos e pela web rádio,e nos dias atuais uma cobertura completa do encontro com fotos,notícias,web rádio e Web TV em alta resolução com utilização de carro Link, a cobertura dos eventos e momentos importantes da Arquidiocese de Cuiabá e da Igreja no Mundo como: Posse de Dom Milton como Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Milton recebendo o Pálio Sagrado das mãos de São João Paulo II, Ordenações Diaconais, Presbiterais, Episcopal, Assembleias Arquidiocesanas, Assembleias da CNBB,Assembleias das Pastorais e Movimentos da Arquidiocese, Sínodo Arquidiocesano de Cuiabá, Festas Paroquiais,Congresso Eucarístico Arquidiocesano, Jubileu da Arquidiocese de Cuiabá,Semana Missionária, Bote Fé, Jornada Mundial da Juventude no Brasil,visita do Núncio Apostólico do Vaticano no Brasil Dom Lorenzo Baldisseri em ocasião da Dedicação do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora (2008),Celebrações em nível Arquidiocesano,Festas Paroquias e das Comunidades.

Seguindo as inovações tecnológicas criamos o twitter da Arquidiocese (https://twitter.com/arquidiocesecba) e o facebook em 2012 que continuam em pleno funcionamento.
O twitter possui 12,3 mil Tweets (notícias) e o Facebook possui 4.243 seguidores até Julho de 2015.
Destacamos durante este anos de evangelização virtual o apoio de vários Sacerdotes de nossa Arquidiocese (incardinados e religiosos) que auxiliam no trabalho de evangelização escrevendo os artigos,reflexões ou enviando notícias das Paróquias e Comunidades, como também os sites católicos da Arquidiocese de Cuiabá e de outras Arquidioceses, e o apoio e as orações dos irmãos e irmãs internautas nesta grande REDE DE COMUNHÃO..
Em 07 de fevereiro de 2012 o Coordenador do Site da Arquidiocese de Cuiabá recebeu uma carta da Nunciatura Apostólica do Brasil ( Nº 18.123/12), onde Dom Lorenzo Baldiseri (então Núncio Apostólico do Vaticano no Brasil) enviou cordiais saudações para agradecer as felicitações que o site da Arquidiocese de Cuiabá enviou e divulgou no site por ocasião da nomeação de Dom Lorenzo como Secretário da Congregação para os Bispos no Vaticano.
Hoje o site da Arquidiocese apresenta os seguintes conteúdos/ferramentas :
1. História da Arquidiocese de Cuiabá:
a)Conheça a Arquidiocese
b)Arcebispos : Biografia
c)A Voz do Pastor ( Mensagens de Dom Milton , e dos Sumos Pontíficies)
d)Cúria Metropolitana
e)Paróquias da Arquidiocese de Cuiabá
f) Indicações para retirada de Certidões Arquidiocese
g)Sacerdotes
h)Jubileu Arquidiocese

2.Liturgia:
a)Horário de Missas
b)Animação Litúrgica
c) Liturgia Diária

3. Notícias Gerais
a) Notícias da CNBB e do Regional Oeste 2
b)Notícias do Vaticano
c)Notícias das Paróquias e Comunidades

4.Artigos:
a)Escritos pelos Padres da Arquidiocese
b)Artigos sobre Catequese
4.Galeria de Fotos – que possui um vasto arquivo de toda a história da Arquidiocese de Cuiabá e da Igreja no Mundo nestes últimos 11 anos.

5.Web Rádio
Parceria com a Canção Nova Cuiabá
6.Canais
a)Link de acesso ao Webmail ArquidioceseNet
b)Contatos Cúria Metropolitana
c)Vinde e Vede 2015
d)Encontro de Preparação Matrimônio
e)Curso de Batismo 2015
f)Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho
d)Calendário Arquidiocesano de Cuiabá
e) Vídeos do Programa meu dia com Nossa Senhora – TV
f) Biografia do Papa Francisco
g)Memorial Papa São João Paulo II
h)Pastorais da Arquidiocese – emails ,telefones e coordenadores
i)Movimentos e Serviços – emails ,telefones e coordenadores
j) Vídeos da Arquidiocese de Cuiabá
k)Link´s Católicos
l) Comunidades Religiosas – emails ,telefones
m)Seminários – emails ,telefones
n) Dados do Setor Juventude
o) Livros disponíveis na Cúria Metropolitana
p) Biografia do Papa Emérito Bento XVI
q)Documentos da CNBB
r) Casas de Recuperação
s) Sínodo Arquidiocesano
Apresentamos as estatísticas de acessos ao site da Arquidiocese de Cuiabá:
Ano de 2006 = 56.453 acessos
Ano de 2007 = 136.732 acessos
Ano de 2008 = 156.070 acessos
Ano de 2009 = 195.441 acessos
Ano de 2010 = 132.438 acessos.
Ano de 2011 =132.900 acessos
Ano de 2012 = 188.282 acessos
Ano de 2013 = 228.000 acessos
Ano de 2014 = 261.710 acessos
Ano de 2015 = 270.000 acessos
Países que mais acessaram o site da Arquidiocese de Cuiabá neste 12 anos : Brasil,Portugal,Estados Unidos,Itália,Japão,França,Angola,Espanha.

Nos dias atuais fazem parte da equipe do site da Arquidiocese de Cuiabá:
Alexandre M. Mendes – Coordenador do Site da Arquidiocese de Cuiabá
Benedito Freire – Web Master
Lauro Mendes Filho – Fotógrafo e Radialista
Antônio Francisco – Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação

Alguns antigos layouts do Site da Arquidiocese de Cuiabá.

layout-site-arq

site1

sem-titulo

Você pode Gostar de:

Formação mensal para Catequistas

A coordenação arquidiocesana da Pastoral da Catequese convida para a formação mensal de catequistas que …