Página Inicial / Notícias / O Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima vive esta sexta-feira um dia especial com a dedicação da igreja da Santíssima Trindade.

Segundo informa Agência Ecclesia, do episcopado de Portugal, a dedicação é uma celebração que segue uma prática muito antiga nos ritos litúrgicos, tanto do Oriente como do Ocidente. Este é um modo de declarar publicamente que o edifício é dedicado ao louvor a Deus e à celebração da salvação divina através das ações litúrgicas, às orações da comunidade e orações pessoais.

Sonhada há já 30 anos, a nova igreja da Santíssima Trindade será inaugurada após quase quatro anos de obras, tornando-se o maior recinto público fechado de Portugal.

Tem forma circular, com 125 metros de diâmetro, e é sustentada por um grande pilar que suporta toda a cobertura e evita colunas no interior do templo.

O projeto, desenhado pelo arquiteto greco-ortodoxo Alexandros N. Tombazis, combina a luz e a tecnologia, procurando respeitar a atmosfera de Fátima.

Com um volume de quase 130 000 metros cúbicos e uma altura média de 15 metros, a nova igreja de Fátima tem uma nave central de nove mil lugares sentados, configurada para duas capacidades diferentes: um primeiro espaço para 3175 pessoas, separado por um biombo, poder ser completamente aberto em caso de necessidade.

Viva o Senhor Divino

A multissecular e rica tradição da festa do Senhor Divino em Cuiabá é comemorada desde …