Página Inicial / Notícias / Campanha da Fraternidade 2008

Campanha da Fraternidade 2008

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança, na próxima quarta-feira, 6, a 45ª Campanha da Fraternidade (CF) que, neste ano, traz o tema Fraternidade e defesa da vida e o lema, Escolhe, pois, a vida! (Dt 30,19). O ato de lançamento será feito pelo secretário da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, na sede da entidade, em Brasília, a partir das 15h.

“Levar a Igreja e a sociedade a defender e a promover a vida humana, desde a sua concepção até a sua morte natural, compreendida como dom de Deus e co-responsabilidade de todos, na busca de sua plenificação, a partir da beleza e do sentido da vida em todas as circunstâncias, e do compromisso ético do amor fraterno”. Esse é o objetivo geral da CF-2008 que quer também “fomentar a cultura da vida, através da educação, para o desenvolvimento pleno da afetividade, a co-responsabilidade entre homem e mulher, e a solidariedade entre todos”.

Em todo o país, inúmeras lideranças nas dioceses, paróquias e comunidades, já estudam o Texto-base, principal material de divulgação da CF. Outros subsídios, como roteiros para encontro com jovens, crianças, textos para celebrações, spot para rádio e TV, também são produzidos pela CNBB para divulgar e debater o tema.

O ato de lançamento, na Quarta-feira de Cinzas, presidido pelo secretário geral da CNBB, é aberto à imprensa e constará da apresentação do material da CF, da mensagem do papa sobre a Campanha e do pronunciamento de pessoas especialmente convidadas para darem testemunho de seu trabalho em favor da vida.

Dentre os convidados estão o bispo de Ipameri (GO) e membro da Comissão Episcopal para a Caridade, Justiça e Paz da CNBB, dom Guilherme Antônio Werlang; a fundadora da Pastoral da Criança, Drª Zilda Arns; o coordenador nacional da Pastora da Saúde, o médio André Luiz de Oliveira e a médica Elizabeth Kipmann Cerqueira, do Hospital São Francisco, de Jacareí (SP).

Após esse primeiro momento, o secretário geral da CNBB atenderá à imprensa e, na capela da Conferência, às 16:30h, presidirá à missa que marca o início da Quaresma, encerrando, assim, o lançamento da Campanha.

Viva o Senhor Divino

A multissecular e rica tradição da festa do Senhor Divino em Cuiabá é comemorada desde …