Página Inicial / Notícias / Dia Nacional da Juventude .

Dia Nacional da Juventude .

Jovens levantam bandeira pela paz no Dia Nacional da Juventude .
"Chega de violência e extermínio de jovens!", esta foi a mensagem transmitida no Dia Nacional da Juventude (DNJ) que ocorreu neste domingo (24) em Cuiabá. O evento reuniu os jovens da baixada cuiabana para comemorar 25 anos de DNJ e a atuação da Pastoral da Juventude na capital com missa na Catedral Basílica Bom Jesus de Cuiabá, caminhada pelo centro histórico e oficinas culturais no colégio CEMA.
Para o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Juventude. Alex Sandro Pereira, a juventude tem muito a comemorar e reivindicar. "O DNJ foi muito bom. Comemoramos a nossa história de luta, a luta por direitos. Agora é momento de questionarmos o papel do jovem e o que esta sendo feito para a juventude. Agradecemos a todos que apoiaram a nossa iniciativa e vamos motivar a juventude a reproduzir a cultura da paz em suas comunidades".
O evento que reuniu jovens de todas as idades proporcionou aos participantes muita diversão e a oportunidade de conhecer novos amigos, como afirma o jovem de 17 anos, Manoelito Souza Filho. Para ele, o Dia Nacional da Juventude deve ser comemorado todos os dias. "O DNJ reune a juventude e podemos conhecer pessoas de vários lugares. Temos que celebrar a juventude diariamente, todos os dias deve ser comemorada".
Com o objetivo de despertar a cultura da paz, o Dia Nacional da Juventude ofereceu oficinas como a de Hip Hop, onde os jovens dançaram e cantaram músicas de valorização da pessoa humana. Na oficina de cinema, os participantes mostraram o talento para atuação e retrataram o jeito de ser jovem. Já na oficina de dança circular e biodança, a importância do trabalho em grupo foi destacada. "O dia foi muito válido. Nos divertimos e mostramos que juventude é sinônimo de animação", afirma Everton Rodrigues, de 18 anos.
25 anos de caminhada – O Dia Nacional da Juventude foi comemorado pela primeira vez em 1985, ano proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como ano internacional da juventude. A partir dai, a Pastoral da Juventude passou a comemorar o DNJ no mês de outubro.
Para a irmã da Divina Providência, Marly de Fátima da Silva, assessora da Pastoral da Juventude, valeu a pena tanto esforço para realizar o Dia Nacional da Juventude em Cuiabá. "Toda esta festa vale o nosso esforço, afinal são 25 anos de conquistas, de uma longa caminhada que continuamos seguindo com a juventude por uma realidade melhor para todos. Durante estes anos, passamos por muitos tropeços, mas também tivemos muitas vitórias. Nossa caminhada continua para marcarmos a história".
Trabalho em grupo
Para a realização do DNJ que reuniu 26 paróquias da Arquidiocese de Cuiabá, muitos jovens se empenharam para que tudo desse certo. A coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Juventude contou com o apoio de parceiros que investem nas iniciativas juvenis.
Contribuíram para a festa de 25 anos do DNJ em Cuiabá o Centro Educacional Maria Auxiliadora (CEMA), Paróquias Nossa Senhora da Guia, Boa Morte, Nossa Senhora Aparecida e Sagrada Família, Chico Leblon, Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).
Marcela Brito
Assessoria CAPJ

Viva o Senhor Divino

A multissecular e rica tradição da festa do Senhor Divino em Cuiabá é comemorada desde …