Página Inicial / Artigos Pastoral Catequética

Artigos Pastoral Catequética

Santidade de Charles de Foucauld (Irmão universal)

O IRMÃO UNIVERSAL, CHARLES DE FOUCAULD Neste domingo, 15 de Maio, o Papa Francisco canonizará sete beatos (primeira etapa da canonização), entre eles está o Beato Carlos de Foucauld, conhecido mundialmente como o “Irmão Carlos ou Irmão universal”, por causa da sua admirável abertura ecumênica e dedicação aos mais pobres, …

Leia Mais....

4ª Semana Brasileira de Catequese

A Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética está realizando  de 14 a 18 de novembro de 2018, em Indaiatuba (Itaici-SP), a 4ª Semana Brasileira de Catequese. Tema: 4ª Semana Brasileira de Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã. Lema: “Nós ouvimos e sabemos que Ele é o Salvador do mundo” (Jo …

Leia Mais....

Arquidiocese realizou o 4º Encontro Arquidiocesano de Catequistas

A Arquidiocese de Cuiabá realizou no dia 18 de agosto/2018 das 07h30 às 18h00 no Rincão do meu Senhor, o 4º Encontro Arquidiocesano de Catequistas com o Tema: Contemplação e Oração na Catequese. Momento muito especial de Retiro, Formação, Partilha, confraternização, oração do Santo Terço, Adoração ao Santíssimo Sacramento, visando a unidade da nossa …

Leia Mais....

II Congresso Internacional de Catequese acontecerá em Roma

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB publicou em seu site “Catequese do Brasil” uma carta-convite relacionada a realização do II Congresso Internacional de Catequese, que acontecerá em Roma, no período de 20 a 23 de setembro de 2018. Com o tema “O Catequista, Testemunho do Mistério”, a intenção …

Leia Mais....

Indicações pastorais para o Ano da Fé

Nota com indicações pastorais para o Ano da Fé

Com a Carta apostólica Porta fidei de 11 de outubro de 2011, o Santo Padre Bento XVI convocou um Ano da Fé. Ele começou no dia 11 de outubro 2012, por ocasião do qüinquagésimo aniversário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, e terminará aos 24 de novembro de 2013, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.
Este ano será uma ocasião propícia a fim de que todos os fiéis compreendam mais profundamente que o fundamento da fé cristã é “o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo”. [1] Fundamentada no encontro com Jesus Cristo ressuscitado, a fé poderá ser redescoberta na sua integridade e em todo o seu esplendor. “Também nos nossos dias a fé é um dom que se deve redescobrir, cultivar e testemunhar” para que o Senhor “conceda a cada um de nós viver a beleza e a alegria de sermos cristãos”[2].

Leia Mais....