Página Inicial / Notícias / Homilia de Dom Milton – Terça Feira Vinde e Vede/2017

Homilia de Dom Milton – Terça Feira Vinde e Vede/2017

LANÇAMENTO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE-2017


Neste momento estamos comungando pela primeira vez nesta Eucaristia com o Pão da Palavra de Deus! O livro do Gênesis proclama de maneira muito transparente como Deus começou a construir esta Casa Comum que é o Planeta Terra: “O Senhor Deus plantou um jardim em Édem…” (Gn 2,8)e pôs ali o homem que havia formado.” Interessante perceber que neste jardim que é a terra havia árvores de aspecto atraente, frutos saborosos… Rios que irrigam o jardim… Há muito ouro, um ouro muito puro… Finalmente, o Senhor Deus formou a mulher e apresentou-a ao homem…
Agora, o planeta terra, a NOSSA CASA COMUM… ESTA CASA ficou completa: No Brasil a natureza é a mais rica do mundo, aliás, nós até dizemos que “Deus é brasileiro…” O Brasil traz em seu imenso território continental seis BIOMAS: a Amazônia; a Caatinga… no nordeste; no Centro-oeste o Cerrado e o Pantanal; no Sul…, os Pampas; e, no litoral…, a Mata Atlântica…
No Evangelho o Pão da Palavra que acabamos de receber como ALIMENTO Jesus reflete como um sábio do povo: “A insônia por causa da riqueza consome o corpo, e a preocupação que ela provoca afasta o sono. As preocupações do dia não deixam dormir, e são piores que doença grave para tirar o sono!” (Eclo 31,1-2)
Jesus deixa claro que o ser humano vale muito mais que os pássaros do céu e os lírios do campo…, aliás, vale muito mais do que toda a natureza. Mas, devemos, contudo, redimensionar o romantismo destas palavras, pois a dura realidade dos países e regiões pobres põe em crise esse texto. Jesus não pede para nos despreocuparmos simplesmente; pede para mudarmos o objeto da preocupação, ou seja, passar do afã pela comida, bebida e roupa, ao compromisso com a justiça do Reino: “Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça!” Quando isso se tornar realidade, todos terão o suficiente e o necessário para uma vida digna, sem concentração. E o comer, beber e vestir deixarão de ser um afã estressante. O Reino de Deus e sua justiça é a melhor bandeira para um mundo isento de desigualdades…
O slogan desta Campanha da Fraternidade-2017 traz para cada um de nós em síntese dois compromissos; precisamos conjugar dois verbos: “CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO!” (Gn 2, 15) Atenção! CULTIVAR e GUARDAR…!!! Sabe? CULTIVAR E GUARDAR NASCE DA ADMIRAÇÃO! A beleza que invade o coração faz com que nos inclinemos com reverência diante da criação! Esta Campanha da Fraternidade deseja, antes de tudo, levar todos nós à admiração, para que todos sejamos cultivadores e guardadores com reverência diante da criação!
“Nós queremos ser os PARCEIROS de Deus na tarefa de ´cultivar e bem guardar a criação`!” (Hino da CF-2017)
Você percebe que os seis BIOMAS influenciam na vida das pessoas; influenciam na cultura, na música, nos hábitos das pessoas: “Por toda a costa do país espalhas vida; são muitos rostos – da Caatinga ao Pantanal: negros e índios, camponeses gente linda, lutando juntos por um mundo sem igual.” (Hino da CF-2017)
Sabe? CAMPANHA DA FRATERNIDADE É MUTIRÃO…: todos colaboram com desapego… generosamente: “Se contemplarmos essa “mãe” com reverência, não com olhares de ganância ou ambição, o consumismo, o desperdício, a indiferença se tornam luta, compromisso e proteção!”
De fato, como se canta no HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE-2017… “que entre nós cresça uma nova ecologia onde a pessoa, a natureza, a vida, enfim, possam cantar na mais perfeita sinfonia ao Criador que faz da terra o seu jardim!”
E, assim, com esta Campanha da Fraternidade-2017 estamos iniciando o tempo novo de preparação intensa para o maior acontecimento do ano que é a RESSURREIÇÃO DE JESUS – A PÁSCOA! Esta preparação se chama QUARESMA: um tempo que chega para provocar e convocar à mudança de direção de vida de cada um de nós; mudança de direção de cada família; mudança de direção da Comunidade, Paróquia, Arquidiocese… Porém, uma mudança de direção de pensamentos, sentimentos, palavras e nossas ações… somente será possível através de EXERCÍCIOS… Esses EXERCÍCIOS são: o JEJUM… do esvaziamento, da libertação e não da privação… Os EXERCÍCIOS da ORAÇÃO: Deus se torna o “ar que a gente respira…” para ser atingido pelo amor misericordioso de Deus… Esses EXERCÍCIOS são ainda o da ESMOLA: … quando a pessoa se faz PARTILHA, A PESSOA É AMOR PARTILHADO…
Com o lançamento da Campanha da Fraternidade-2017 nós assumimos compromissos nesta Casa Comum com as pessoas e com a natureza! Assim, convido Você neste momento a ficar de pé para fazermos um solene compromisso, um compromisso que se faz oração!
Façamos a Oração da Campanha da Fraternidade-2017 nesta abertura: ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017

Deus, /nosso Pai e Senhor,/nós vos louvamos e bendizemos,/ por vossa infinita bondade./Criastes o universo com sabedoria/ e o entregastes/ em nossas frágeis mãos/para que dele cuidemos/ com carinho e amor.
Ajudai-nos/ a ser responsáveis e zelosos/pela Casa Comum./Cresça,/ em nosso imenso Brasil,/o desejo e o empenho/ de cuidar mais e mais/da vida das pessoas,/e da beleza e riqueza da criação,/alimentando o sonho/
do novo céu e da nova terra/que prometestes./ AMÉM!!

+ Dom Milton Santos,sdb Arcebsipo Metropolitano de Cuiabá

Você pode Gostar de:

Dom Ángel Fernández (10º sucessor de Dom Bosco) na Arquidiocese de Cuiabá

A Arquidiocese de Cuiabá acolhe nos dias 13,14 e 15 de março/2024 o 10º sucessor …