Página Inicial / Notícias / Comunidade em gesto concreto CF 2017

Comunidade em gesto concreto CF 2017

CF 2017: Comunidade promove campanha de coleta do óleo de cozinha usado.

A Comunidade Nossa Senhora Aparecida pertencente a Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Coxipó, vai promover Campanha de Coleta do óleo de cozinha usado como gesto concreto da Campanha da Fraternidade que tem como tema Fraternidade e os biomas brasileiros e Defesa da Vida. Segundo os coordenadores do CPC Airton Bodin e do EAC Mário Nakamura o objetivo da campanha é conscientizar a população, especialmente os paroquianos da importância da preservação dos rios e mares.

“A coleta do óleo de cozinha cumpre um cuidado cautelar em relação à contaminação das águas e da vida. Por outro lado possibilita a sua reciclagem e seu devido reaproveitamento, respeitando os princípios econômicos e ecológicos, preservando os lençóis freáticos e a pureza das águas” – disse Airton.
Ele alerta ainda para os danos que podem ser causados a natureza pelo óleo de cozinha lançado nas redes de esgoto. Um litro de óleo pode contaminar milhares de litros de água, caso seja descartado de maneira errada. Além de provocar problemas no encanamento, o descarte equivocado causa também desequilíbrio ecológico, ameaçando a vida de animais e vegetais.
-O dano ambiental pelo óleo despejado irracionalmente causa poluição das águas e contaminação dos lençóis freáticos prejudicando os seres vivos, as cadeias alimentares, enfim degradando o eco sistemas. “Trata-se de verdadeiro crime ambiental uma vez que inviabiliza o habitat natural do ciclo de vida de muitos seres, e contamina seriamente a água, bem público necessário e indispensável para todas as criaturas”, adverte o Pároco frei Gilberto Bedin.
A Campanha da Fraternidade 2017 respira e transparece a “Laudato Si”, aplicando-a ao contexto nacional, em especial na defesa dos seis biomas que coexistem em nossa terra. O Lema que expressa os dois verbos cultivar e cuidar perpassa a mensagem e a espiritualidade da “Laudato Si” propondo uma ecologia integral, que proteja a criação, e respeite os processos e teias da vida no planeta, e mais especificamente nos biomas do Brasil.
Portanto, paroquianos, para colaborar, irão armazenar o óleo preferencialmente em garrafas pet ou de vidro e faça seu gesto solidário entregando o óleo de cozinha usado.
Por PascomNSAp
Mais informações: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=4427

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …