Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Semana Nacional da Família – 2017

Semana Nacional da Família – 2017

Semana nacional da família – 2017
A semana nacional da família, Instituída há 23 anos no Brasil, é um dos programas  globais do calendário da ação pastoral da Igreja no Brasil(CNBB). Este ano a semana  será celebrada de 13 a 19 de Agosto e terá como tema : “família uma luz para a vida em sociedade”. É o mesmo tema do XV Congresso nacional da Pastoral familiar. Nossa Igreja tem nos impulsionado cada vez mais a percebermos a importância das ações, dos cristãos leigos e leigas na sociedade, como “sal da terra e luz do mundo”. Pois, são os leigos e leigas que garantem a presença da Igreja nas malhas da sociedade. O subsídio  “Hora  da família”, chega em nossas mãos, com o tema que, esperamos, ajudem nossas famílias, comunidades e movimentos a refletir, em sintonia com os agentes da pastoral familiar do regional Oeste 2,  sobre a vida familiar dentro da sociedade. O tema da semana da família ajudará na preparação espiritual para o  XV congresso Nacional da pastoral familiar.  Além disso, a semana nacional da família quer provocar um momento de reflexão e oração sobre a realidade da família hoje, que, Indiscutível mente,   vive a sua  maior crise de valores humanos, éticos e cristãos de todos os tempos. Os valores da família devem ser defendidos e promovidos, mesmo contrariando as ondas culturais do relativismo ético, do hedonismo,  do materialismo, do consumismo exacerbado  e do individualismo. O mundo se tornou sombrio e os vínculos se tornaram frágeis e pouco duradouros. Para  tanto, é preciso investir tempo de reflexão, debates  e oração em torno deste grande fundamento da pessoa humana, que é a família.  Costumo dizer: “Não adianta ganhar o mundo e perder a família”.  Ora, a salvação da família, hoje, passa, prioritariamente, por uma boa e sólida preparação pré-matrimonial dos noivos. Sem dúvida, a solidez de uma família, depende de uma  remota e séria preparação: encontros de noivos, retiros, orações e diálogo com os casais padrinhos.  A preparação é o elemento estruturante da futura família.  Em fim, a família é o bem mais valioso da pessoa humana no mundo.  Ela é fonte de alegria,  ponto de equilíbrio, de serenidade pessoal,  de paz e felicidade de todo ser humano.  O XV congresso nacional da pastoral  familiar em Cuiabá,  nos dias 8, 9 e 10 de Setembro, será um momento para  exaltação da beleza, da grandeza e do encanto da  família cristã de acordo com os desígnios de Deus.  . A Família  é o grande remédio para a solidão, o anonimato e a massificação. É a alegria que pode transformar o futuro da humanidade. A família é a escola de humanização que o mundo precisa. Ela  dá suporte aos mais fracos e ajuda a vencer a mesquinhez de uma vida egoísta que se refugia no consumo desenfreado, no prazer imediato e sem responsabilidade.  Não podemos nos omitir em anunciar essa esperança.  Uma abençoada semana da família. Assim, recomendamos, vivamente, para que as famílias adquiram o livrinho “Hora da família”, disponibilizados nas Paróquias  e livrarias católicas, e,  reúnam com seus familiares, amigos e vizinhança, para os sete encontros previstos no subsídio.
Que Deus abençoe as famílias

Pe. Deusdédit – é  assessor eclesiástico da Pastora familiar do Regional Oeste2 e Pároco da Paróquia Coração Imaculado de Maria

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …