Página Inicial / Notícias / Beatificação de João Paulo II

Beatificação de João Paulo II

O Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Saraiva Martins, revelou nesta sexta-feira (16), dia em que comemorou 50 anos de sacerdócio em Portugal, que o processo de beatificação de João Paulo II será prioridade, assim que chegar à Congregação. No dia 02 de Abril, encerra-se a fase diocesana do processo de beatificação do Papa João Paulo II, em São Pedro. Depois de ter terminado em Cracóvia, com a preparação de toda a documentação, conclui-se agora na Diocese de Roma.

O Cardeal Saraiva Martins confirmou-o, em entrevista ao Programa Ecclesia, adiantando que, a partir desta data, começa a "II fase": "a Congregação para as causas dos Santos receberá toda documentação recolhida durante a fase diocesana; nós vamos programar o estudo da mesma e não é possível fazer previsões de nenhum gênero". Porque se trata do processo com muita documentação e a exigir sérias análises históricas, médicas e teológicas.

"As causas de um Papa são sempre muito mais complexas do que uma freira de clausura", exemplificou (sem incluir o processo da Irmã Lúcia, fez questão de lembrar).

Sem fazer previsões para data de beatificação, o Cardeal Saraiva Martins deixou uma certeza: "quando o processo der entrada na Congregação que dirige, fará uma exceção e dará andamento imediato a esse processo".

"Na congregação há mais de 2200 processos de canonização e beatificação. Portanto, não é que estejamos lá à espera que venha uma causa! Nós temos um trabalho imenso. E nós, no estudo das causas, procedemos por ordem de entrada na congregação. Naturalmente para João Paulo II faremos uma exceção. Mesmo assim não se pode prever quando é que será beatificado".

D. José Saraiva Martins sublinhou ainda que o que interessa é que o processo continue e siga todos os passos normais. Só dessa forma se valorizará a santidade do Papa João Paulo II e a sua história e o seu exemplo perdurarão no tempo. Porque não duvida da sua santidade. "O Papa João Paulo II – a quem eu devo tudo – é um santo!", afirmou com convicção o cardeal português.

Sobre o processo de canonização da Irmã Lúcia, D. José Saraiva Martins sublinhou que o Bispo de Coimbra "faz muito bem" em pedir ao Papa Bento XVI a antecipação da abertura do processo sem que se cumpram 5 anos após a sua morte (como determinam as normas canônicas). Já em Fevereiro, quando esteve em Portugal para ordenar o Bispo de S. Tomé e Príncipe, referira que Lúcia "merecia" que o processo iniciasse agora.

Fonte: Ecclesia

Padres visitam Mato Grosso em busca de pessoas que conheçam Dom Campelo

Uma missão eclesiástica ganhou destaque nos últimos dias na Arquidiocese de Cuiabá, com a presença …