Página Inicial / Noticias do Mundo / Atualizar sempre “software” divino, diz Papa aos jovens de Bangladesh

Atualizar sempre “software” divino, diz Papa aos jovens de Bangladesh

Papa pede que jovens não passem dia todo ao celular e deem maior atenção à família e aos idosos
Da redação, com Agência Ecclesia

Neste sábado, 2, o Papa Francisco encontrou-se com milhares de jovens de várias religiões na universidade católica de ‘Notre Dame’, em Dhaka, convidando-os a dar maior atenção à família e às gerações mais antigas.
“Falem com os pais e avós, não passem o dia inteiro ao celular, ignorando o mundo à vossa volta”, pediu, na sua última intervenção pública da viagem a Bangladesh.
Francisco encorajou os jovens a avançar com entusiasmo nas circunstâncias boas e nas más. “Avançar, especialmente nos momentos em que vos sentis oprimidos pelos problemas e pela tristeza e, olhando para fora, parece que Deus não Se faz ver no horizonte”, disse.

Manter software divino atualizado
O Papa falou ainda do “software” divino que Deus coloca em cada pessoa e que “precisa ser constantemente atualizado”.
“Certificai-vos de escolher o caminho certo. Que significa isto? Significa saber viajar na vida, não vagar sem rumo. A nossa não é vida sem direção; tem um objetivo, que nos foi dado por Deus. Ele guia-nos, orientando-nos com a sua graça. É como se tivesse colocado dentro de nós um software, que nos ajuda a discernir o seu programa divino e a responder-lhe livremente. Mas, como qualquer software, também este precisa de ser constantemente atualizado. Mantende atualizado o vosso programa, prestando ouvidos ao Senhor e aceitando o desafio de fazer a sua vontade”, explicou.
O discurso de Francisco advertiu também para as “falsas promessas” de felicidade, incapazes de acolher e aceitar aqueles que agem e pensam de forma diferente. “A única coisa que nos orienta e faz avançar pelo caminho certo é a sabedoria, a sabedoria que nasce da fé. Não é a falsa sabedoria deste mundo”, acrescentou.

Harmonia entre as religiões
A universidade católica ‘Notre Dame’ foi criada há quatro anos e acolhe jovens de várias religiões.
“Alegro-me por estarem conosco, ao lado dos católicos, muitos jovens amigos muçulmanos e doutras religiões. Com o fato de vos encontrardes aqui hoje, mostrais a vossa determinação de promover um clima de harmonia, onde se estende a mão aos outros, apesar das vossas diferenças religiosas”; apelou o Papa.
Francisco despediu-se com promessas de oração para que todos possam “crescer no amor de Deus e do próximo”.
“Isshór Bangladeshké ashirbád Korun [Deus abençoe o Bangladesh)”, concluiu.
Após o encontro com os jovens, Papa dirigiu-se ao Aeroporto Internacional de Dhaka onde despediu-se de Bangladesh.

61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

PUBLICADA MENSAGEM DO PAPA POR OCASIÃO DO DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES, CELEBRADO EM …