Página Inicial / Notícias / Reunião pré-sinodal dos Jovens (Vaticano)

Reunião pré-sinodal dos Jovens (Vaticano)

A Reunião pré-sinodal, que se realizará em Roma de 19 a 24 de março de 2018, tem o objetivo de oferecer aos jovens a possibilidade de apresentar aos Padres sinodais, que se reunirão em Assembleia em outubro de 2018 sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, um documento em que exprimem seu ponto de vista sobre a realidade, as suas ideias, o seu sentir e as suas propostas. Nela participarão ao redor de 300 rapazes e moças, em representação dos jovens dos cinco Continentes.
No entanto, deseja-se envolver o mais possível os jovens do mundo inteiro. Através das redes sociais, até aqueles que não participarem fisicamente na Reunião pré-sinodal poderão unir-se a quantos se encontrarão em Roma. Todos estão convidados a participar na narração coletiva, bem como a fazer ouvir a própria voz, a fim de que os frutos da Reunião pré-sinodal sejam, tanto quanto possível, expressão de todo o mundo juvenil.

Mediante este instrumento:

1.Deseja-se estar à escuta dos jovens, ativando canais de narração e de recolha considerados adequados para motivar a sua participação.

2.Procura-se assumir os códigos e as linguagens que caraterizam a comunicação dos jovens hoje, a fim de que o diálogo com eles seja o mais claro e eficaz possível.

3.Espera-se resolver, na medida do possível, as mal-entendidos comunicativos. Desejou-se adotar uma linguagem mais imediatamente compreensível para os jovens, a fim de facilitar a comunicação: os jovens poderão expressar-se com uma linguagem que lhes seja familiar, e a Igreja poderá transmitir a sua mensagem através de uma modalidade que possa ser melhor entendida.

4.Tenciona-se favorecer uma mediação capaz de ir ao encontro das inevitáveis diversidades culturais. Bem sabemos que não é a mesma coisa nascer e crescer na África, ou na América do Norte; na Europa, ou na Austrália. Portanto, envidaram-se esforços a fim de encontrar um método que possa reconhecer também as diferentes culturas e tradições do mundo.

Carta de convite aos jovens a la Reunião pré-sinodal dos jovens

Olá!

Somos Stella, Leticia, Giulia, Nelson, Paul e Matthias.
O Papa Francisco proclamou um Sínodo dos bispos para falar sobre nós, jovens do mundo. Bispos de todos os Continentes virão a Roma, em outubro deste ano, para se confrontarem sobre a maneira de nos acompanhar na vida, na fé e nas escolhas. A Igreja quer estar próxima da nossa vida real, das nossas dificuldades e das nossas esperanças.
O Papa Francisco afirmou que “todos os jovens têm algo a dizer à Igreja e ao Papa!”. Por isso, desejou que antes do Sínodo houvesse um encontro de jovens. Ele terá lugar de 19 a 24 de março próximo. Nós, com outros trezentos delegados de todos os países, participaremos em tal encontro e teremos a possibilidade de tomar a palavra.
Pode-se compreender o nosso constrangimento: levantar-se naquela grande sala e falar ao Papa Francisco, à Igreja, ao mundo! Com a certeza de que as nossas palavras não serão perdidas, mas farão parte das contribuições para o Sínodo de outubro.
É por isso que pedimos a sua, a vossa ajuda. Como podemos fazer ouvir a voz de todos os jovens do mundo? Como transmitir os receios e as esperanças, as feridas e os sonhos de milhões de nossos coetâneos? Cada fragmento de vida, em todos os recantos do planeta, tem o direito de entrar naquela sala. Ajude-nos a assumi-lo, através da nossa voz #DigaaFrancisco.

Primeira parte
Desafios e oportunidades dos jovens no mundo de hoje
Temos necessidade de nos conhecermos uns aos outros, de descobrir os nossos valores comuns, de entender com o que contar e do que nos afastar, de definir as diferenças, de as aceitar e de ir além, de olhar para a frente e de intuir o que nos espera, de encontrar um equilíbrio entre espaços de progresso extremo e espaços de introspeção profunda, essencial e autêntica.
Quantas vezes somos obrigados a perguntar #QuemSouEu? E quem sabe durante quanto tempo esta interrogação nos acompanhará. Muitas mãos plasmaram o nosso rosto, tantas experiências definiram a nossa identidade. Ao nosso redor aumentam desigualdades e #diversidades, que muitas vezes geram divisões e conflitos.
Ouvimos dizer frequentemente que somos a geração do futuro, mas o amanhã apresenta-se incerto e repleto de pontos de interrogação. Quais aspirações e esperanças podemos cultivar para o nosso #futuro? No imparável progresso tecnológico, a nossa #VidaDigital representa uma oportunidade ou um risco? No mundo hipercomunicativo e hiperconectado, como podemos entrar em contacto com a nossa #interioridade e abrir o nosso coração à espiritualidade?

Segunda parte
Fé e vocação, discernimento e acompanhamento
A fé, caminho de sentido da nossa liberdade, leva a uma plenitude do humano. Em particular, a fé em Jesus Cristo narra sobre uma humanidade que foi visitada, aliás, habitada por Deus. A consequência deste encontro põe-nos em movimento com entusiasmo rumo ao nosso verdadeiro bem, que nos é desconhecido. É unicamente numa história, ao longo de um caminho, na travessia de vínculos e de relacionamentos pessoais que se revela a verdade acerca de nós mesmos, orientando as nossas escolhas.
A vicissitude de #Jesus ainda tem algo a dizer aos jovens de hoje? Como o conhecem e o que pensam a respeito d’Ele? Quais são as razões que sustentam as nossas vidas? Qual é a esperança que leva tantos jovens a dizer: eu #creio?
Podemos reconhecer que cada um de nós é #chamado a ser feliz e a realizar algo de especial? Procuremos descrever o modo como adquirem forma as #escolhas importantes da nossa vida. Sentimos a necessidade de ser ajudados, porque temos os olhos para ver fora de nós mesmos, mas a fim de descobrir o que existe dentro de nós é necessário o olhar de outrem, de um #guia que nos acompanhe.

Terceira parte
A ação educativa e pastoral da Igreja
Hoje, a esperança da Igreja é de que os jovens possam ser verdadeiras testemunhas do anúncio de Jesus. Então, é necessário voltar a descobrir e valorizar o entusiasmo das jovens gerações, criando lugares acolhedores que saibam torná-los protagonistas.
Na base da mudança deve estar a corresponsabilidade entre a Igreja e os jovens. À primeira pede-se que experimente novas propostas e outras linguagens adequadas às novas gerações, e a elas pede-se que estejam presentes e deixem a sua própria marca.
Como deveria ser a #Igreja para dar testemunho do Evangelho, tornando-se credível para os jovens? Que estilo deveria assumir, a fim de que cada jovem possa sentir-se #protagonista nela? A Igreja tem necessidade do olhar e da sensibilidade dos jovens para cumprir fielmente a sua missão. Em que #praça poderia encontrar-se com eles?
Quais são as #propostas que despertam o coração dos jovens, colocando-os a caminho? Quais são as #linguagens que permitem falar de maneira autêntica da vida e de descrever a alegria do dom e da comunhão?

www.synod2018.va

www.facebook.com/synod2018

www.instagram.com/synod2018

www.twitter.com/synod2018

PORTUGUÊS: Informações e códigos de conduta

Se você tem entre 16 e 29 anos, está convidado a participar da reunião pré-sinodal. O resumo de todas as respostas do Grupo Facebook será incluído no grupo de redação das conclusões finais do Sínodo, que será entregue ao Santo Padre.
Lembre-se de que seu perfil no Facebook deve ser “real e pessoal”, ou seja, deve representar a você mesmo e não um grupo, instituição ou causa: o moderador do grupo verificará a veracidade do seu perfil.
Você pode se inscrever em apenas um grupo de idiomas até sexta-feira, 16 de março de 2018.
As perguntas que serão feitas durante a reunião pré-sínodo serão publicadas no grupo do Facebook na segunda-feira, 12 de março e, a partir desse momento, você será convidado a responder com um comentário.
Para facilitar a síntese, as respostas devem conter um máximo de 200 palavras e não serão aceitos anexos; Você também pode responder enviando um vídeo de um minuto via WhatsApp.
Solicitamos que você siga os temas propostos nas perguntas usando uma linguagem respeitosa e amigável. O administrador será obrigado a bloquear o acesso a quem não venha a cumprir esta indicação.

INSCREVA-SE: www.facebook.com/groups/Reuniao.Pre.Sinodal

Você pode Gostar de:

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

No domingo do Bom Pastor, quarto domingo da páscoa, a Igreja celebra o 61º Dia …