Página Inicial / Notícias / Homilia: Ordenações – 06 de maio/2018

Homilia: Ordenações – 06 de maio/2018

DIÁCONO MARCO RODRIGUES LIMA
“Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso!” (Lc 6,36)
PADRE DENER JACOB MARTINS DA SILVA
“Eis que estou no meio de vós como aquele que serve!” (Lc 22,27)
PADRE EDUARDO DA SILVA QUEIROZ
“Que todos sejam um!” (Jo 17,21)

6º. DOMINGO DA PÁSCOA

Hoje – sexto Domingo da Páscoa – com as ordenações do Diácono MARCO RODRIGUES LIMA, e, dos Sacerdotes DENER JACOB MARTINS DA SILVA, e, EDUARDO DA SILVA QUEIROZ…, queremos colocá-los sob a proteção e o exemplo de NOSSA SENHORA: MÃE E MESTRA DOS SACERDOTES!
Hoje – fazemos destas ordenações nossa homenagem carinhosa para as nossas queridas Mães falecidas, e, nossas queridas Mães que estão ao nosso lado! Se “olhamos para as nossas Mães…”,  estamos olhando com os “olhos do coração…” para as “Mães-Madrinhas do nosso Seminário Cristo-Rei…” que nos auxiliam tanto com a sua presença no Seminário; são alavancas no dia-a-dia da formação sacerdotal com os seus sacrifícios, renúncias e preces… Deus as abençoe pelas mãos maternas da Mãe de Jesus! Como um “flash…” queremos entrar no coração-vida-sacerdotal dos nossos três Seminaristas que hoje recebem o Sacramento da Ordem nos graus de Diácono e de Padre…
O SEMINARISTA MARCO RODRIGUES LIMA – seu Slogan: “Lc 6,36: Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso!” Este versículo  é o coração do “discurso da roça” e de todo o Evangelho de Lucas! Atenção! O AMOR que leva você à partilha de tudo é a síntese da misericórdia! Somente um amor-misericórdia assim pode criar uma sociedade nova, ajudando as pessoas a construir história diferente da que estamos vivendo. MISERICÓRDIA… significa, Seminarista Marco Rodrigues, “dar o coração aos míseros…, isto é, aos infelizes!” Quem são os infelizes? Acima de tudo são aqueles que foram privados da vida: pobres, famintos e infelizes, aos quais Jesus entregou o Reino de Deus…; pobres, famintos, aflitos, odiados, expulsos, insultados e amaldiçoados…A nossa Igreja, o que lhes dá? A Sociedade de hoje, o que lhes oferece? Atenção! …”a mesma medida que nós usarmos para os outros, Deus usará conosco… (Lc 6,38).
Um segundo “flash…”: o íntimo do Diácono DENER JACOB MARTINS DA SILVA – Lc 22, 27: “Eis que estou no meio de vós como aquele que serve!” DENER, o seu programa de vida: servir a vida! Jesus desmascarou a ambição daquelas pessoas que competiam pelos primeiros lugares nos banquetes e nas igrejas (as sinagogas!…): “Eu estou no meio de vocês como quem está servindo!” DENER, este seu Slogan já estava estampado na vida de Nossa Senhora como revela o Papa Francisco ao sugerir o Tema para a Jornada Mundial da Juventude em janeiro de 2019 no Panamá: “Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua Palavra!” (Lc 1,38)
E, o terceiro “flash…”? É o slogan, é a ideia-força do sacerdócio do EDUARDO DA SILVA QUEIROZ: “Que todos sejam UM!” (Jo 17,21) EDUARDO, Você foi no alicerce-essência de Deus para colocar o seu “SER PADRE…” O Papa Bento XVI, na sua Encíclica “Deus é Amor…” explica o seu slogan de Padre explicitado no nosso Documento Conclusivo do Sínodo da Arquidiocese de Cuiabá. Assim se expressa o Papa Bento XVI: “A união com Cristo é, ao mesmo tempo, união com todos os outros, aos quais ele se entrega. Eu não posso ter Cristo só para mim; posso pertencer-Lhe somente unido a todos aqueles que se tornaram ou se tornarão seus. A COMUNHÃO tira-me para fora de mim mesmo projetando-me para ele e, desse modo, também para a união com todos os cristãos. Tornamo-nos ´um só corpo`, fundidos todos numa única existência!”. (Bento XVI, DCE, 14)
E, finalmente, convido Você… presente a estas ordenações a comungar o pão da palavra que o Evangelho de hoje nos traz… Atenção! O AMOR É A ESSÊNCIA DA VIDA DE DEUS… O AMOR É A ESSÊNCIA DA VIDA DAS PESSOAS! Este é o PEDIDO INSISTENTE DE JESUS – HOJE!!…-  NO EVANGELHO! JESUS REPETE “DUAS VEZES…” EXPLICITAMENTE: “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, ASSIM COMO EU VOS AMEI!”… E, JESUS REPETE: “ISTO É O QUE VOS ORDENO: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS!”
Irmãs, irmãos: somente assim formamos COMUNIDADE COM A TRINDADE! O AMOR gera comunidade entre as pessoas, levando-as a superar barreiras… sabe por que? Porque o AMOR NÃO DISCRIMINA POR NENHUM MOTIVO: é o que afirma São Pedro na primeira leitura de hoje! Pedro diz: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. Ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença!”
Amar ou não amar: eis a questão! Aí se joga a sorte do cristianismo… Aí se joga a sorte da nossa Arquidiocese de Cuiabá… Aí se joga a sorte da sua Paróquia, da sua Comunidade… Aí se joga a sorte da sua Família… Aí se joga a sua sorte: sabe por que? SEM O AMOR NEM O PRÓPRIO DEUS EXISTE!
Atenção! O amor romântico e estático é engano; não provém de Deus e não constrói comunidade! Deus está com Você, Deus está conosco quando nosso amor se traduz em obras, em ações… que são o ESPELHO, REFLETEM O PROJETO DE DEUS!
Aí… Você percebe que o fundamento, o alicerce da MISSÃO É O AMOR, É A COMUNHÃO: “Este é o meu mandamento: amem-se uns aos outros ASSIM COMO Eu vos amei!” (Jo 15,12)
Atenção! Se Você arrisca, gasta e perde a vida em favor do projeto de Deus pelas pessoas…, então, Você alcançou o grau máximo do amor! Parece estar aqui a prova de quando o amor é verdadeiro ou não! É verdadeiro todo amor capaz de dar a vida… à maneira de conta-gotas… normalmente! Vivendo o AMOR… ASSIM!!… Você nunca será pessoa frustrada!
Queridos “P. EDUARDO, P. DENER, DIÁCONO MARCO…”; queridos irmãos, queridas irmãs: hoje Jesus nos coloca diante de um “SE…!!”  “SE PERMANECERMOS NO SEU AMOR, SE GUARDARMOS OS SEUS MANDAMENTOS… A NOSSA ALEGRIA SERÁ COMPLETA!” Sabe o que acontecerá? A NOSSA VIDA NO AMOR DE DEUS E DAS PESSOAS… CONTAMINARÁ TUDO POR ONDE PASSARMOS!  SABE? O AMOR CONTAGIA…!!! AMÉM!!

+ Dom Milton Santos – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá

Você pode Gostar de:

Dom Ángel Fernández (10º sucessor de Dom Bosco) na Arquidiocese de Cuiabá

A Arquidiocese de Cuiabá acolhe nos dias 13,14 e 15 de março/2024 o 10º sucessor …