Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – Solenidade de Pentecostes

Liturgia – Solenidade de Pentecostes

“RECEBEI O ESPÍRITO SANTO!”

Confira a reflexão de Frei Carlos Zagonel sobre o Domingo de Pentecostes.
1.Acolhida:
O Domingo de Pentecostes é o Domingo da Promessa de Deus: “Derramarei o Espírito Santo para que Ele vos recorde todas as minhas Palavras e revele (explique) todo meu ensinamento”. É maravilhoso observar como os Apóstolos recordaram pela vida afora as Palavras de Jesus. O Apóstolo João recordou e escreveu em seu Evangelho o longo “Sermão da Despedida de Jesus”, 50 anos depois de ter sido pronunciado!
O Espírito Santo é necessário para recordar e entender a Palavra de Deus e para perdoar os pecados. Jesus disse, ao ressuscitar: “Recebei o Espírito Santo àqueles a quem perdoardes os pecados, serão perdoados…”.

2.Palavra de Deus :
At 2,1-11 – Ouçamos a narrativa do evangelista Lucas sobre a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos, reunidos no Cenáculo com a Virgem Maria.

1Cor 7,12-13 – O Espírito Santo, agora, é a alma da Igreja de Jesus; sem Ele a Igreja não existe! Mas, com Ele, nós somos a Igreja, o Corpo vivo do Senhor Jesus.

Jo 20,19-23 – Jesus deseja a Paz aos Apóstolos e concede-lhe o Dom do Espírito Santo para perdoar ou reter os pecados! O pecado é um mal horrível e Jesus delega sua Igreja para perdoá-lo! Isto é maravilhoso!

3.Reflexão:
Conta-se uma história verdadeira, com sabor de piada! Um jornalista credenciado perguntou a um bispo na inauguração do Concílio Vaticano II: “Excelência, que me diz do Espírito Santo, o que Ele faz na Igreja?” Resposta do Bispo: “Na verdade eu não sei o que o Espírito Santo faz na Igreja! O Pai criou o universo, o Filho o redimiu com seu Sangue, e o Espírito Santo? Não sei o que Ele faz na Igreja!”.

No encerramento do Concílio, o jornalista retornou ao Senhor Bispo: “E, agora, Sr Bispo, que me diz do Espírito Santo?” Resposta: Ah! Meu filho, agora eu não sei o que o Espírito não faz na Igreja! Ele é a alma da Igreja. Ele é tudo na Igreja! Agora, é o tempo do Espírito Santo! ”Moral da história: Que lugar ocupa o Espírito Santo em nossa vida cotidiana e espiritual”? Você invoca o Espírito Santo todo santo dia?

São Paulo nos diz: “Se o espírito está em vós, vós sois de Cristo, mas se o Espírito não ora em vós, vós não sois de Cristo! Rm 8,9). Ele é tão importante que sem Ele nós nem sabemos o que e como rezar! Então Ele reza em nós e por nós clamando “Abbá” (Pai). O próprio Espírito se une ao nosso espírito atestando que somos filhos de Deus (…). Pois, não sabemos o que pedir e como pedir; é o próprio espírito que intercede por nós com gemidos inefáveis!” Não fique surdo aos gemidos do Espírito em seu coração!

O Espírito pairou como pomba sobre a criação inicial (Gênesis) e colocou tudo em perfeita ordem. “Enviai o vosso Espírito e da terra toda a face renovai!” (Sl responsorial). Hoje, cabe a Ele pôr ordem na Igreja e em nossa vida pessoal. Na despedida, Jesus disse aos Apóstolos: “Recebereis o Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em toda a parte… e até os confins da terra!” Eis nossa missão sobre a terra enquanto estivermos vivos!

“Vinde espírito Santo e enchei a face da terra com vossa glória!”

Frei Carlos Zagonel

Dom Ángel Fernández (10º sucessor de Dom Bosco) na Arquidiocese de Cuiabá

A Arquidiocese de Cuiabá acolhe nos dias 13,14 e 15 de março/2024 o 10º sucessor …