Página Inicial / Notícias / Nova Catedral de Sinop

Nova Catedral de Sinop

Fotos Tiradas no Evento

Neste dia 09 de setembro de 2007 em uma solene Celebração Eucarística o Núncio Apostólico do Brasil Dom Lorenzo Baldisseri dedicou a Catedral Sagrado Coração de Jesus de Sinop. A Celebração contou com a presença de todos os Bispos do Regional Oeste II,destacamos a presença de Dom Milton Santos (Arcebispo Metropolitano de Cuiabá e Administrador Apóstolico da Diocese de Juína), e Dom Paulo de Criciúma/SC.

A ocasião também foi marcada celebração dos 25 anos da Diocese. Cerca de 5 mil pessoas estiveram presentes Dedicação da Catedral. Antes da Celebração Eucarística, houve na Praça Plinio Callegaro, a recepção e saudação do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldiseri. Milhares de fiéis vindos de toda região Norte, Bispos, Presbíteros e autoridade civis e militares se fizeram presentes. A Celebração Eucarística da Dedicação da Catedral teve início na Praça Plínio Calegaro de onde todos saíram em procissão até a Catedral.O Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri recebeu a Igreja através de uma chave simbólica, e a após a bênção das portas passou as chaves para Dom Gentil Delazari, que abriu solenemente as portas da Igreja.  Foi colocada no centro da Igreja uma pedra do túmulo de São Pedro em Roma. Após a Profissão de Fé aconteceu o Rito da Dedicação da Igreja. No Altar central foram colocadas relíquias de seis santos: São Francisco Xavier, São Clemente, Santo Tomas de Aquino, São Luiz da França, São Henrique e Santa Paulina. Em seguida foi proferida a Prece de Dedicação da Igreja e do altar, unção do altar e das cruzes afixadas nas paredes, incensação do altar e das paredes, ornamentação do altar com toalhas e flores, e iluminação do altar e das velas afixadas nas paredes da Igreja. Terminado o Rito da Dedicação a Celebração seguiu conforme o costume. Após a comunhão houve a inauguração da Capela do Santíssimo.À tarde aconteceu uma Celebração de envio e compromisso das famílias, e bênção individual para os presentes. Os festejos encerraram a noite onde grande numero de fiéis lotaram a Catedral para participar da Celebração Eucarística. Após a Celebração houve uma grande queima de fogos, encerrando esse dia festivo.As obras na Catedral continuam. De acordo com o presidente da comissão, Mauri Rodrigues de Lima, 90% da catedral foram concluídos. Nos últimos 4 meses, o ritmo foi intensificado com a pavimentação do estacionamento, instalação da iluminação pública. Também foi feito e a jardinagem.

Confira algumas fotos clique aqui

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na …