Página Inicial / Notícias / Bento XVI e a CNBB

Bento XVI e a CNBB

O papa Bento XVI recebeu, em audiência, nesta segunda-feira, 8, a Presidência da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha (presidente); dom Luiz Soares Vieira (vice-presidente) e dom Dimas Lara Barbosa (secretário geral).

Dom Dimas avaliou o encontro como “muito bom”. Segundo disse, Bento XVI lembrou “com carinho” sua visita ao Brasil. “O papa é muito acolhedor e nos deixou muito à vontade para falar-lhe sobre a Igreja no Brasil. Lembrou com carinho vários momentos de sua visita ao nosso país, particularmente o encontro com os jovens no Pacaembu, a visita à Fazenda da Esperança e o encontro com os bispos na Catedral da Sé”, conta dom Dimas.

A Presidência da CNBB, por sua vez, agradeceu ao Santo Padre sua viagem ao Brasil e sua participação na abertura da V Conferência do Episcopado Latino-americano e Caribenho. “Expressamos nosso agradecimento por sua mensagem inspiradora, particularmente seu discurso de abertura à V Conferência, que foi fundamental para o andamento dos trabalhos”, lembra o secretário geral.

Amanhã, os bispos têm encontro com o Prefeito da Congregação para o Clero, o cardeal brasileiro, dom Cláudio Hummes. Serão recebidos, ainda, pelo Pontifício Conselho para a Cultura, pela Secretaria de Estado do Vaticano e pela Congregação para os Bispos.

Esta é a segunda e última etapa da viagem da Presidência. Na semana passada, os bispos estiveram na Alemanha, visitando a Kirche in Not, Adveniat, Misereor, Kolping Internacional, organismos de cooperação e pareceria internacional, e o Secretariado da Arquidiocese de Colônia para ajuda aos Seminários do Brasil, além de um encontro com o cardeal Meisner. “Foi uma ótima oportunidade para conhecermos mais de perto o que fazem e como trabalham nossos beneméritos parceiros na Alemanha”, explica dom Dimas. “Com certeza, muitos desdobramentos deverão acontecer a partir desses encontros”, avalia. O retorno da Presidência ao Brasil será no domingo, dia 14.

Assembleia da CNBB encerrada na sexta-feira (19 de abril)

ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB CONCLUI COM CELEBRAÇÃO E CONSAGRAÇÃO À PADROEIRA DO BRASIL A 61ª …