Página Inicial / Notícias / Páscoa é Comunhão!!!!!!!!

Páscoa é Comunhão!!!!!!!!

PÁSCOA É COMUNHÃO!!!!!!!!!!!!!!!

Esta PÁSCOA-2008 é única, como o foi também a PÁSCOA em cada ano.

Sabe por quê? Porque os acontecimentos de cada ano são ‘aqueles’ acontecimentos. Assim, na trama dos acontecimentos deste ano Deus-Pai precisa que Jesus ressuscite. Hoje, Jesus encarnar-se, entrar na história; entrar na vida de cada pessoa… depende de mim! Depende de Você!

A Exortação Apostólica pós-sinodal Sacramentum Caritatis de Bento XVI (22/fevereiro/2007 – Cátedra de São Pedro) afirma meridianamente: “É em virtude da ação do Espírito  que o próprio Cristo continua presente e ativo na sua Igreja, a partir do seu centro vital que é a Eucaristia.” (Bento XVI, Exortação Apostólica Sacr. Caritatis 12) A Exortação pós-sinodal continua mostrando a função decisiva do Espírito Santo na celebração eucarística; “… a epiclese é invocação ao Pai para que faça descer o dom do Espírito a fim de o pão e o vinho se tornarem o corpo e o sangue de Jesus Cristo, e para que “a comunidade inteira se torne cada vez mais corpo de Cristo”. Vou repetir: … para que a comunidade inteira se torne cada vez mais corpo de Cristo”. Continua o Papa: “Ele – Jesus – arrasta-nos para dentro de Si.” “A conversão substancial do pão e do vinho no seu corpo e no seu sangue insere dentro da criação o princípio duma mudança radical, como uma espécie de “fissão nuclear” (para utilizar uma imagem hoje bem conhecida de todos nós), verificada no mais íntimo do ser; uma mudança destinada a suscitar um processo de transformação da realidade, cujo termo último é a transfiguração do mundo inteiro, até chegar àquela condição em que Deus seja tudo em todos (1Cor 15,28). (Bento XVI, Exort. Apost. Sacramentum Caritatis 11, 2007) É comunhão!

Onde e quando houver Comunidade em comunhão o Espírito Santo se faz presença viva e atuante!

Da comunhão no Espírito Santo que existir entre nós como comunidade arquidiocesana e paroquial; comunidade eclesial e comunidade-família,  nascerá a missão do anúncio, a missão de libertação, a missão de recuperação… de quem mais necessita ao nosso lado! Somente no Espírito de Comunhão – no Espírito Santo – acharemos o jeito inteligente e criativo de “ser eucaristia para quem se aproximar de cada um de nós; para quem se aproximar e entrar em cada uma das nossas Comunidades: a família, a Comunidade, a Paróquia, a Arquidiocese!

Qual o “teste” para a gente saber se está em comunhão com Deus e com o outro? Eis o “teste”: Se eu “percebo e sinto cada pessoa como ´um que faz parte de mim…´ (J. Paulo II)”: isto, é comunhão no Espírito Santo!

Deus abençoe a todos os nossos irmãos internautas!!!!

FELIZ E SANTA PÁSCOA……………….

+ Dom Milton Santos – Arcebispo Metropolitano

Alexandre M. Mendes –

Coordenador do Site