Página Inicial / Notícias / Pastoral da Juventude Arquidiocesana

Pastoral da Juventude Arquidiocesana

                                                                         

Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida.
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14,6)

Carta circular 03/2008

Cuiabá, MT 18 de Março de 2008

Semana Santa – Refletir sobre a vida

"Eu Creio na semente lançada na terra

Na terra na vida da gente eu creio no amor."

Aos irmãos e irmãs Artistas da caminhada

Da Pastoral da Juventude na Igreja da Arquidiocese de Cuiabá/MT,

Coordenadores (as) paroquiais e de bases, Padres, Irmãos e Irmãs, Assessores e Assessoras:

Paz e Bem!

Na certeza e na esperança do Reino de Deus e na paixão pela juventude desse chão sagrado de nossa Arquidiocese de Cuiabá: Cuiabá, Várzea Grande, Jangada, Acorizal, Nobres, Rosário Oeste, Santo Antonio de Leverger e Barão de Melgaço que iniciamos esse ano novo da graças do Senhor e das atividades pastorais com a juventude da nossa Arquidiocese, cheios de novidades e expectativas.

Sejamos nós protagonistas, profetas e profetizas que saibamos reconhecer que o Reino anunciado por Jesus de Nazaré está em nosso meio, principalmente nos pobres, excluídos,os amados do Deus da Vida, reconhecemos também esse Reino na natureza, conservando, amando, cuidando das nossas belezas naturais, o Cerrado, o Pantanal e a Amazônia, como obras das maravilhas da criação do Deus amor para os seus filhos.

Temos muita coisas ainda por fazer com a nossa Pastoral em nossas Dioceses, Paróquias e nas Comunidades Eclesiais de Base, reanimar nossa missão com a juventude, retomar com ânimo e coragem toda a caminhada, renovar os projetos, a amizade, o tempo gasto e o mais importante reconhecer que o por causa da Pastoral da Juventude muitos se encontraram e se apaixonaram pela Pessoa e o Projeto de Jesus e, por causa deste encontro mudaram suas vidas.

Continuamos com alegria, fervor, perseverança como as primeiras comunidades dos Atos dos Apóstolos. "Eram perseverantes em ouvir o ensinamentos dos apóstolos,na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações. Entre eles não havia necessitados. Sejamos também nós cristãos e cristãs que saibam viver a fé na sua comunidade, participar dela com ânimo e dinamismo. Precisamos renovar a comunidade e dar continuidade na missão da qual somos chamados a ser sal, fermento e luz. Os Atos dos Apóstolos ajudam a ler a realidade dos dias de hoje, identificar os novos desafios e construir juntos alternativas, as quais possam melhorar o nível de vida da população e, ao mesmo tempo, contribuir na construção de um modelo sustentável, solidário e justo de uma nova civilização.

A Igreja precisa resgatar a missionariedade, sobretudo no meio juvenil que nasce do mandato do Ressuscitado: "Ide e anunciai a todos"… Como Igreja, todos somos chamados a ousar, indo além dos limites da própria Igreja; a buscar com criatividade os meios e formas que ainda não conhecemos; a caminhar com a coragem rumo aos desertos e periferias do mundo onde a juventude é ameaçada, manifestando e formando a juventude para uma Igreja solidária e servidora da vida.

Vivemos um momento em que o individualismo distancia as pessoas e grupos, dividindo as forças, repetindo ações e disputando protagonismo. Esta postura, presente também em nível eclesial, fragiliza nossas ações evangelizadoras e nos distancia da pastoral de conjunto. Em face dos enormes desafios da humanidade, somente juntos e em parceria, conseguiremos construir outro mundo e nova humanidade.

Sem dúvida, a juventude é o grande investimento e o grande desafio da Igreja.

Porém não basta uma opção pela juventude. É necessário traduzir a opção em abertura ao diálogo com a juventude; acolhida da cultura juvenil, discernimento e descobrimento com eles e a partir deles os clamores; a elaboração de projetos concretos de evangelização, assumindo uma postura profética por políticas públicas em prol da juventude, capaz de construir um novo mundo e uma nova Igreja.

Devemos mostrar aos jovens um Jesus libertador que por amor deu sua vida, que continua vivo presente em nosso meio, em nossa caminhada, nas lutas e vitórias de cada dia,mostrar um Jesus companheiro,que ama todos sem distinção de qualquer coisa, que perdoa nossos erros e nos conduz para a felicidade, um Jesus que traz em seu rosto toda a juventude sofrida, esmagada, excluída pelo sistema neoliberal, os sem casa, sem –terra, educação, saúde, todos aqueles que a sociedade excluíram do seu convívio.

Nesse ano damos as boas vindas a todos os jovens que vem para a participação da Pastoral da Juventude nos grupos de base e nas paróquias e também nas atividades da Arquidiocese de Cuiabá.

Recordando os nossos compromissos eclesiais e pastorais desse ano além das atividades: Reuniões ampliadas, campanha da Fraternidade, Escolda de Formação de Lideranças, Semana da Cidadania, Romaria do (as) trabalhadores (as), Semana do (a)Estudante, O grito dos excluídos, Dia Nacional da Juventude a continuação do Projeto Popular para o Brasil que sonhamos e queremos.

Além disso viemos convidar todos (as) jovens e Assessores (as) para a nossa 1a Etapa da Escola de Formação de Lideranças, que estará acontecendo no dia 30 de março, das 08h00min às 18h00min, no Colégio Souza Bandeira, localizado na Avenida Fernando Correa da Costa ao lado da Paróquia Nossa Senhora da Guia (Coxipó), espaço cedido pelas Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas) na qual somos muito gratos pela colaboração, sendo que serão 4 vagas por paróquia e a inscrição será no valor de R$ 7,00 (Sete Reais), pedimos também que todos (as) tragam papel, caneta, bíblia, bandeiras dos grupos e quem tiver oficio divino da juventude pode trazer também.

Animados pelo Espírito do Ressuscitado, sob a proteção de Maria nossa Mãe, seguiremos a caminhada como Igreja de Jesus, nas lutas e na esperança do Reino.

Abraços fraternos, na ousadia, ternura e utopia de paixão, pelo Reino e pela juventude.

 

 

Thiago Oliveira Rodrigues

Secretário da Pastoral da Juventude

Arquidiocese de Cuiabá

 

 

Você pode Gostar de:

Disponível o subsídio pastoral para 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais

BAIXE O SUBSÍDIO PARA CELEBRAR O DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS, QUE ACONTECE NO DIA …