Página Inicial / Notícias / Falecimento Pe. João

Falecimento Pe. João

Faleceu no dia 02 de junho de 2008 em Cuiabá, o salesiano Padre Giovanni Invernizzi aos 82 anos. Padre João, como era mais conhecido, passou mal no último fim de semana e foi encaminhado ao Hospital Jardim. Ele morreu em decorrência de complicações de um enfisema pulmonar, na tarde de ontem (02/06). O corpo foi velado no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, em Cuiabá e às 11h da terça-feira (3), foi celebrada a missa de corpo presente e posteriormente o sepultamento no cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá, na região do Coxipó.

PE. JOÃO INVERNIZZI – O salesiano nasceu em Pellio Superiore – Itália, no dia 5 de fevereiro de 1926. Sua caminhada religiosa foi muito grande, entrando no noviciado italiano de Villa Moglia no dia 16 de agosto de 1943. Sua profissão perpétua foi realizada na cidade de Turim no dia 15 de agosto de 1950 e a ordenação em São Paulo (Brasil) no dia 8 de dezembro de 1954, tendo como bispo ordenante o cardeal Carlos Vasconcello Motta.

Pe. João estudou o ensino fundamental em Penango e concluiu o ensino médio e superior na cidade de Foglizzo. Fez também o curso de Teologia no Pio XI na cidade de São Paulo em 1954. Suas atividades como salesiano iniciaram em 1944 em Foglizzo como assistente quando era estudante do curso de Filosofia. Trabalhou como assistente também em Montalenhe (1948) e em Torino Angnelli (1949). No Brasil, trabalhou no Salesiano Santa Teresa (1955) como conselheiro e no Oratório. Em 1956 trabalhou com a comunidade indígena em Santa Terezinha. Transferido para a cidade paulista de Araçatuba em 1960 como catequista e em 1963 foi para Lins também como catequista. Um ano depois, em 1964, foi para Campo Grande (Mato Grosso do Sul) trabalhar no Colégio Salesiano Dom Bosco como catequista e no oratório festivo.

Sempre trabalhando, Pe. João seguiu então em 1965 para Araguaiana, trabalhando como diretor da comunidade até ir para Barra do Garças (MT) em 1968 para trabalhar como pároco local. Como um verdadeiro sarcedote andarilho, foi para a cidade de Maracaju em 1970 também trabalhando como pároco, permanecendo 14 anos. Em 1984 retornou para o Mato Grosso e foi para Alto Araguaia ficando trabalhando como pároco por 4 anos. Retornou para o Salesiano Santa Teresa em Corumbá em 1988 como coordenador pastoral e trabalhou como pároco até 1992. Atualmente estava no Colégio Salesiano São Gonçalo em Cuiabá.

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na …