Página Inicial / Notícias / Bispos das fronteiras Brasil-Bolívia

Bispos das fronteiras Brasil-Bolívia

Segue abaixo a mensagem dos bispos das fronteiras Brasil-Bolívia ao povo de Deus, divulgada após o 10º Encontro dos Bispos Fronteiriços Brasil-Bolívia, ocorrido de 17 a 19 de junho, em Guajará-Mirim (RO).

Mensagem dos Bispos das Fronteiras Brasil-Bolívia,
com suas Presidências, ao Povo de Deus

Os Bispos da fronteira Brasil e Bolívia, acompanhados pelas Presidências das Conferências Episcopais de Brasil e Bolívia se reuniram em Guajará-Mirim/RO, para celebrar o 10° Encontro dos Bispos da Fronteira.

Damos graças a Deus pela a amizade, a fraternidade e a colaboração pastoral que desde 1982, vem se realizando em encontros constantes. Na Igreja não há fronteiras sendo uma só e grande família dos filhos de Deus que querem construir um mundo mais solidário e justo. A diversidade e a diferença são um motivo de enriquecimento mutuo. “Te rogo Pai, para que sejamos um, afim de que  o mundo creia”. (Jo 10,13)

Nesses dias temos compartilhado reflexões e experiências, observando a presença de nossas Igrejas na sociedade em que vivemos e sua tarefa de acompanhar os processos de transformação, anunciando sempre a Boa Nova de Jesus, esperança para toda pessoa de boa vontade e próximo dos pobres.

O Brasil e a Bolívia, são países próximos, além de compartilhar riquezas humanas e culturais, vivem também problemas comuns que com clareza devemos denunciar.

Preocupamos-nos, como Igreja, com a chaga do narcotráfico, que destrói os jovens e as famílias, e gera violência em nossos povos e cidades; nos comove como pastores, a forte constante migração de pessoas em busca de melhores condições e oportunidades de vida, e sua situação de indocumentados que os marginaliza.

Como Igreja, alertamos sobre a realização de projetos na Amazônia que podem afetar a natureza; projetos esses que respondem somente aos interesses de um país. Desejamos que esses se realizem em clima de diálogo mutuo e respeito à natureza, buscando sempre o bem de nossos povos e comunidades.

Este encontro nos permitiu renovar nossos compromissos de colaboração na atenção às pequenas comunidades fronteiriças, à pastoral carcerária para acompanhar os presos e seus familiares, à pastoral dos Migrantes. Tem sido motivo de reflexão comum à Missão Continental que desde o acontecimento de Aparecida motivou o espírito, a vida e a ação de nossas igrejas locais: nossa dignidade de discípulos missionários nos anima a ser testemunhas de Jesus e ser comprometidos na construção do seu Reino.

Também temos analisado a necessidade de coordenar a celebração dos sacramentos para que permita aos nossos irmãos de viver sua experiência de fé em comunidade.

Agradecemos a Igreja de Guajará-Mirim e seu pastor Dom Geraldo Verdier; a acolhida fraterna, alegria do encontro e a comunhão espiritual que têm manifestado na celebração da Eucaristia, na Catedral Nossa Senhora do Seringueiro. Nas palavras de nossos pastores foi retomado o compromisso missionário de cada batizado na Igreja, aberta ao mundo.

Debaixo da proteção de Nossa Senhora do Seringueiro colocamos a vida de nossas igrejas locais, os agentes de pastorais e todo o povo de Deus, para que num espírito de renovação e conversão pastoral, sejamos Boa Nova de Jesus.

Guajará-Mirim, 19 de Junho de 2008.

1.Dom Geraldo Lyrio Rocha – Arcebispo de Mariana – MG e Presidência da CNBB
2.Dom Luiz Soares Vieira – Arcebispo de Manaus – AM e Vice-Presidente da CNBB
3.Dom Dimas Lara Barbosa – Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro – RJ e Secretário – Geral da CNBB
4.Dom Segismundo Martinez Alvarez, SBD – Bispo de Corumbá – MS
5.Dom Geraldo Verdier – Bispo de Guajará-Mirim – RO
6.Dom Joaquim Pertiñez Férnandes, OAR – Bispo de Rio Branco – AC
7.Dom Meinrad Francisco Mekel, CSSp – Bispo de Humaitá – AM e Presidente do Regional NO

Bispos da Bolívia:
1.Dom Jesús Parraga, SBD – Obispo de la Diócesis de El Alto, Secretario General de La conferencia Epsicopal
2.Dom Julio Maria Elias Montoya – Vicário Apostólico del Beni
3.Dom Carlos Stetter – Obispo de San Ignácio de Valazco
4.Mons. Jaime Susli, Vicariato Apostólico de Pando
5.Mons. Eugenio Scarpallin – Secretario Adjunto de La Conferencia de B.

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), convida para a Santa Missa, presidida por Dom Mário …