Página Inicial / Notícias / Encontro Nacional da PASCOM

Encontro Nacional da PASCOM

Os cerca de 120 participantes do Encontro Nacional da PASCOM, aberto na noite desta quarta-feira, 2, em Aparecida (SP), debateram na manhã de hoje a questão da inclusão e exclusão no mundo digital, a partir de duas conferências proferidas pelas professoras Elizabeth Saad e Rosane Borges.

Segundo Elizabeth Saade, é cada vez mais crescente o número de usuários de internet no Brasil. São 42 milhões de usuários, numa média de 23 horas por mês para cada pessoa. “Isso coloca o Brasil em terceiro lugar no mundo no uso de internet”, afirmou. Outro dado apresentado pela professora é que, entre os usuários, a maioria é de jovens entre 15 a 25 anos.

Diante deste quadro, de acordo com Elizabeth, o mais correto é falar em “identidade e pertencimento, mais que de inclusão e exclusão”. Nesse campo, o que aparece de maneira forte “é a interação”. ´

Também a TV digital traz como característica a interatividade que, na opinião da professora Rosane Borges, não se dará de forma plena. “A TV digital faz três promessas: melhoria da imagem e do som; interatividade e usualidade, conteúdo adaptado que explore as novas potencialidades”, esclareceu. Na sua opinião, no entanto, ao falarem da TV digital, há insistência se dá apenas no primeiro aspecto.

Abertura

Na abertura do encontro, o arcebispo de Belém (PA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social, dom Orani João Tempesta, recordou que, na assembléia de 1997, os bispos do Brasil assumiram o compromisso de criar, até o ano 2000, equipes de Pascom em todas as paróquias. “Estamos atrasados nesse compromisso”, disse dom Orani.

Segundo dom Orani, a Igreja está avançando na área da comunicação, mas de forma ainda muito tímida. “Hoje Igreja não tem medo dos meios de comunicação. Multiplicamos nossos próprios meios. Entretanto, estamos aqui para tentar saber em que chão a gente pisa”, disse.

Referindo-se ao Documento de Aparecida, dom Orani lembrou os compromissos assumidos pelos bispos e salientou a importância da organização da comunicação. “Espero que todos possam se organizar para valorizar a cultura da comunicação”, finalizou.

A sessão de abertura foi encerrada com uma apresentação da orquestra do Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA). Os músicos apresentaram um rico repertório da música popular brasileira em homenagem aos 50 anos da Bossa Nova.

19º Encontro Nacional de Presbíteros

O 19º Encontro Nacional de Presbíteros, ENP, promovido pela Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados …