Página Inicial / Notícias / Pacto Lateranense

Pacto Lateranense

A convite da Presidência da CNBB, o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, presidiu a missa na capela da CNBB, no final da tarde desta quarta-feira, 11, encerrando as atividades do primeiro dia de reunião do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep). O vice-presidente da CNBB, dom Luiz Soares Vieira, lembrou que o convite ao núncio se deve, especialmente, à comemoração dos 80 anos de assinatura do Tratado de Latrão (também chamado de Pacto Lateranense), que  cria o Estado da Cidade do Vaticano. “A data de hoje recorda um evento histórico da maior importância”, disse o núncio. “Os Pactos Lateranenses dizem respeito a três pontos: criação da cidade do Vaticano; regulamentação da relação da Igreja com o Estado da Itália; definição da questão financeira entre a Santa Sé e a Itália”, explicou dom Baldisseri.

Segundo núncio, esse Pacto assinado entre a Itália e a Santa Sé, em 1929, resolveu a chamada “Quaestio Romana”, surgida em 1870, quando se decretou o fim dos Estados Pontifícios. “Esse evento [o Pacto] assegurou ao Sumo Pontífice e à Santa Sé a independência e a liberdade para o desenvolvimento da sua missão espiritual em nível universal”, esclareceu. “ Inaugurou-se, assim, entre Itália e Santa Sé uma estação de profícua colaboração e de ação comum pelo bem da Itália e de todas as nações do mundo”, concluiu.

Em sua homilia, dom Badisseri lembrou, ainda, a festa de Nossa Senhora de Lourdes e o Dia Mundial dos Enfermos, datas celebradas hoje. “Lourdes é o lugar onde indiferentes, agnósticos e ateus encontram a fé”, disse, referindo-se ao local da aparição de Nossa Senhora em 1858, que se tornou um centro de romaria do mundo inteiro.

O núncio recordou mensagem do papa a respeito do Dia Mundial dos Enfermos que, neste ano, chamou a atenção para as crianças doentes e sofredoras. “A dedicação quotidiana e o empenho contínuo ao serviço das crianças enfermas constituem um testemunho eloqüente de amor à vida humana, de modo especial, á vida de quem é vulnerável e totalmente dependente dos outros”.

Padres visitam Mato Grosso em busca de pessoas que conheçam Dom Campelo

Uma missão eclesiástica ganhou destaque nos últimos dias na Arquidiocese de Cuiabá, com a presença …