Página Inicial / Notícias / Comissão de Liturgia CNBB

Comissão de Liturgia CNBB

Está reunida em São Paulo (SP) no Centro de Formação Sagrada Família a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que é formada pelo seu presidente, dom Joviano Lima Júnior; o bispo de Crato (CE) dom Fernando Panico; o bispo de Paranavaí (PR), dom Sérgio Aparecido Colombo, juntamente com os três assessores: arq. João Martins, padre José Carlos Sala e padre Carlos Gustavo Haas. A reunião teve início ontem e prossegue até o próximo dia 19, ao meio-dia. Além dos bispos e assessores, também participam do Encontro os membros das equipes de reflexão dos três setores, ao todo, 18 especialistas em liturgia, música e arquitetura, que prestam assessoria à Comissão.
Ontem foi realizado um estudo sobre a Pastoral Litúrgica, com a assessoria do presidente do Instituto Nacional de Pastoral (INP) da CNBB e professor de teologia pastoral em diversas faculdades e universidades teológicas do Brasil e América Latina, padre Agenor Brighenti.
O objetivo da reunião, segundo dom Joviano, “é Consolidar a ação conjunta dos três setores da Comissão [Pastoral Litúrgica, Música Litúrgica e Arte Sacra], em vista de uma melhor compreensão e implementação do projeto de Pastoral Litúrgica para o Brasil”.
Para Brighenti, a ação litúrgica se situa na história da salvação, que tem uma referência ao passado (memorial), ao presente (salvação que acontece no hoje da comunidade reunida) e ao futuro escatológico (fazer acontecer a Páscoa de Jesus na paixão do mundo).  “A ação litúrgica precede a pastoral litúrgica. Portanto, a liturgia é mais que pastoral, mais que parte integrante do ‘fazer’ da Igreja. Ela é parte essencial de seu ser, integra o seu agir”, disse

Você pode Gostar de:

Assembleia da CNBB encerrada na sexta-feira (19 de abril)

ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB CONCLUI COM CELEBRAÇÃO E CONSAGRAÇÃO À PADROEIRA DO BRASIL A 61ª …