Página Inicial / Notícias / Encontro Reg.responsáveis pela Juventude

Encontro Reg.responsáveis pela Juventude

Encontro Regional dos responsáveis Diocesanos pela Juventude. 
O Encontro realizado da Juventude do Regional Oeste 2 nos dias 27 e 28 de Junho que contou com a presença de Dom Eduardo Pinheiro Bispo Responsável pelo Setor Juventude da CNBB e Dom Antônio Emídio Vilar, Bispo da Diocese de São Luiz de Cáceres e Referencial do Setor Juventude do Regional Oeste 2.
Contou com a presença das (Arqui)Dioceses/Prelazia : Cuiabá, Diamantino, Juína, Cáceres, Barra do Garças, Guiratinga, Rondonópolis e São Félix do  Araguaia. No  primeiro dia foi momento de escuta e partilhar das ricas realidades e desafios apresentada pelas Lideranças das Dioceses. Dom Eduardo refletiu a partir dos documentos N° 85 “Evangelização da Juventude” e das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, a missão da igreja com a juventude. Partilhou  das experiências que vem acontecendo no Brasil e trabalhou o subsídio sobre o Setor Juventude da CNBB, principalmente clareando o seu entendimento. Dentro dessa reflexão ressaltou que a PJ é uma organização que deve continuar no Regional, nasceu nas comunidades das paróquias pelo dinamismo das lideranças jovens, religiosos/as, padres e bispos, leigos/as comprometidos/as com a juventude. Esta organização é filha da CNBB e deve ser amada apoiada e valorizada em toda a Igreja. Foi um momento dinâmico onde os participantes tiveram oportunidade de falar e tirar as dúvidas, principalmente sobre a proposta da organização do Setor Juventude nas Dioceses e não no Regional. Ficou definido que cada Diocese tenha um/a Articulador do Setor Juventude Diocesano e que seja o representante nos encontros do Regional.
Dom Antonio Vilar falou da alegria e importância de estar conhecendo a realidade da Juventude do Regional Oeste 2 e o quanto é importante para reanimar a missão da Juventude. Apresentou a nova assessora Irmã Ângela Maria Falchetto para juntos prestarem esse serviço de acompanhamento no Regional.
No mesmo dia Dom Eduardo conduziu um momento sobre o "Projeto pessoal de Vida" no qual foi lançado um livro de sua autoria em torno desse tema, ressaltou sobre a importância das lideranças terem seu projeto de vida traçado.
Acolhemos o segundo dia com a celebração eucarística festejando os dois Apóstolos Pedro e Paulo. Logo em seguida foi apresentada a caminhada da Pastoral da Juventude no Regional, com a memória da caminhada a partir da 14ª Assembléia Regional acontecida em Novembro de 2008 até o presente momento, Thiago atual secretário da PJ conduziu o momento e falou das prioridades: Políticas Públicas para Juventude, Assessoria (grupos de jovens) e Sustentabilidade financeira.
No segundo momento partilhou-se sobre a realidade da PJ nas dioceses; as dificuldades que se encontram na articulação, deslocamento principalmente pela questão financeira e distância, falta de apoio.
No final destacou-se na avaliação o quanto foi extremamente positivo a realização do encontro, a participação das lideranças juvenis, a presença e assessoria dos Bispos, significativa presença das Religiosas.
Na benção final dada pelos Bispos foi lembrado o querido amigo e assessor Padre Gisley que doou sua vida pela causa da Juventude.

Você pode Gostar de:

Padres visitam Mato Grosso em busca de pessoas que conheçam Dom Campelo

Uma missão eclesiástica ganhou destaque nos últimos dias na Arquidiocese de Cuiabá, com a presença …