Página Inicial / Notícias / Curso de Dinâmicas para Líderes

Curso de Dinâmicas para Líderes

CURSO DE DINÂMICAS PARA LÍDERES – 1º NÍVEL..Caros amigos e amigas,
Comunicamos, com alegria, a realização do 1º Curso Nacional de Dinâmica para líderes 1º nível (CDL), que acontecerá nos dias 05 a 07 de setembro de 2009. O CDL tem se revelado uma das ferramentas pedagógicas mais importantes na renovação da Pastoral da Juventude e de outras iniciativas de evangelização da juventude no Brasil. (Inscrições até 18 de agosto). Em muitos lugares tem sido uma nova possibilidade para renovar as lideranças e injetar novo ânimo e energia no trabalho pastoral com jovens. Diferente de outros cursos, o CDL tem como meta ir além de uma formação teórica e entregar um instrumento eficaz para superação da crise sentida em diferentes lugares na evangelização da juventude.
O CDL é uma fonte de forte motivação, energia e capacitação. O curso será promovido pelo CCJ – Centro de Capacitação da Juventude.
 O CDL 1º nível é desenvolvido em dois momentos:
1º momento: aplicação do conteúdo, propriamente dito, do curso.
2º momento: treinamento e orientação para que as pessoas possam reproduzi-lo.
Mas, atenção: Devido as vagas serem limitadas, esteja atento, a data de devolução das fichas é 18 de agosto de 2009. A ficha pode ser entregue na Secretaria da Cúria, via e-mail ou junto à Coordenação Arquidiocesana da PJ. Por isso, garanta a sua vaga! Não deixe para enviar a sua ficha na última hora. Será dada prioridade às pessoas que devolverem suas fichas antes da data prevista.
Objetivos:
O Curso de Dinâmica para Líderes é conhecido nacionalmente e tem por objetivo:
a) Transmitir habilidades de liderança para os participantes. As diferentes dinâmicas têm como finalidade, criar situações de aprendizagem que possibilitem aos membros a aquisição das habilidades necessárias para assumirem cargos de liderança na comunidade e na pastoral. No CDL a equipe de líderes tem como base o princípio de que a melhor maneira para uma pessoa aprender um tema ou uma habilidade é criar uma situação de aprendizagem através da qual ela tenha que ensinar aos outros. As habilidades e hábitos que os cursistas adquirem, ao se prepararem para aplicar o curso, serão transferidos automaticamente para outras situações de pastoral: reuniões de coordenação, planejamento, avaliações, organização de atividades etc.
b) Adquirir hábitos importantes para uma pastoral eficaz: preparação séria, organização pessoal, trabalho de equipe, capacidade de refletir e de diagnosticar as causas das dificuldades enfrentadas, de procurar soluções e de dar continuidade a tudo o que foi planejado, através de um acompanhamento pessoal e sistemático.
c) Ser um instrumento para chegar às paróquias e comunidades. O CDL deve servir como instrumento para aproximar grupos e integrá-los a uma rede de grupos, em nível diocesano. Trata-se de uma maneira de fortalecer uma pastoral orgânica.
d) Ser um instrumento para formar grupos. Também deve ser instrumento para formar grupos de jovens em paróquias e/ou comunidades onde não há trabalho concreto com os jovens. Trata-se de uma estratégia convidar para o curso os que não participam de uma organização na Igreja, e, ao final, propor-lhes a formação de grupos.
e) Criar laços afetivos mais profundos entre os líderes em níveis paroquial e diocesano e assim facilitar a continuidade.
f) Conectar a fé com a vida. O curso baseia-se em quatro temas: Dinâmica de Grupo, Dignidade da Pessoa Humana, Jesus Cristo e Igreja Comunidade. As diferentes dinâmicas ajudam aos participantes a relacionar a Bíblia e a doutrina com as situações concretas em suas vidas.
Critérios para que sua ficha seja aprovada:
O candidato ao curso precisa atender aos seguintes critérios:
•Idade mínima 16 anos e máxima 30 anos;
•Deve exercer algum tipo de liderança na sua comunidade, pastoral ou movimento.
•Os organizadores têm como estratégia aumentar o efeito multiplicador do curso diocesano. Portanto, os candidatos devem ser enviados pela pastoral, movimento ou comunidade em que participam para que, ao retornar, possam reproduzi-lo. No verso da ficha a ser devolvida, você deve preencher o questionário que visa avaliar suas condições de reproduzir o CDL, junto com outras pessoas (não basta somente boa vontade!). No caso de ser jovem, pedimos que sua ficha seja assinada pelo assessor/padre que o acompanha.
Após o curso podemos fornecer ajuda para as pessoas que queiram reproduzi-lo: orientação, material etc.
Dúvidas podem ser esclarecidas com a Coordenação Arquidiocesana da PJ com:
COORDENAÇÃO ARQUIDIOCESANA DA PJ
NELSON GONÇALVES – e-mail: nelcristao@gmail.com, telefone: 3653-7293, 3653-3488 ou 92058695
ALEX SANDRO – e-mail: alexpjtao.cin@gmail.com, telefone: 3666-4663
THIAGO OLIVEIRA – e-mail: thiagopejoteiro@hotmail.com
DIOGO – e-mail: diogo-pj@hotmail.com, telefone: 9969-8008
ASSESSORIA
IR. ÂNGELA – e-mail: amfalchetto@yahoo.com.br, telefones: 9205-5138
IR. ELIZABETH – ir.elizabtas@hotmail.com, telefones: 9234-8527, 3621-1922
IR. MARLI – marlyfa6@yahoo.com.br, telefones: 3653-1226, 9231-9414
MÁRIO MÁRCIO – sabercuidar@hotmail.com, telefones: 3646-5756, 9925-2315
JOILSON – jb.silva@gmail.com, telefone 9254-8952
Este curso destina-se a pessoas que exercem algum tipo de liderança em nível de PJ, comunidade ou movimentos. Portanto, a devolução desta ficha deverá demonstrar a intenção da pastoral e/ou comunidade de enviar alguém para participar do curso com o intuito de reproduzi-lo.
Data: de 05 a 07 de setembro (feriado da Independência do Brasil)
Horário de Chegada: às 07h00 (Sábado – dia 05)
Horário da saída: às 14 horas (Segunda-feira – dia 07)
Local: CENTRO PASTORAL PARA MIGRANTES
Endereço: Avenida Gonçalo Antunes de Barros (Jurumirim) ao lado da Escola Municipal 8 de abril.
Preço pelos 3 dias: R$ 65,00
Incluso: Refeições, Estadia, Taxa do CDL, Livro do CDL escrito por Jorge Boran (necessários para reprodução do curso).
Obs.: Você deve trazer roupa de cama, banho, material anotação, Bíblia, Ofício Divino da Juventude, material de higiene pessoal e outros que julgar necessário.
Segue abaixo uma ficha de inscrição.
Assim que recebermos sua ficha ela será analisada pela Equipe de Coordenação. Se atender aos critérios acima citados e se houver vaga, enviaremos uma carta confirmando sua inscrição e fornecendo informações adicionais. Ao receber a carta de confirmação você deverá pagar O PREÇO DA TAXA, diretamente na Secretaria da Cúria ou com a Coordenação da PJ.
Um abraço carinhoso no Senhor que nos convoca e envia em missão,
Equipe de Organização do CDL 1º nível – Cuiabá (Coordenação Arquidiocesana da PJ) e pelo CCJ (Pe. Jorge Boran e Andréa)

Você pode Gostar de:

Padres visitam Mato Grosso em busca de pessoas que conheçam Dom Campelo

Uma missão eclesiástica ganhou destaque nos últimos dias na Arquidiocese de Cuiabá, com a presença …