Página Inicial / Notícias / Formação sobre a Campanha da Fraternidade 2024

Formação sobre a Campanha da Fraternidade 2024

CENTENAS DE FIÉIS SE REUNEM EM VÁRZEA GRANDE PARA REFLETIR SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024.

Na manhã deste domingo (18/02/2024), as Paróquias Santa Edwiges, Nossa Senhora do Pantanal e São Sebastião uniram-se na Igreja Matriz Imaculado Coração de Maria para o lançamento da campanha da fraternidade deste ano. O evento contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio da Silva, juntamente com alguns padres das paróquias envolvidas e os freis da Paróquia Nossa Senhora do Pantanal.

Os fiéis presentes são de várias pastorais e movimentos das paróquias presentes, como renovação carismática católica, ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, leitores, músicos, agentes da pastoral do dízimo, e tantos outros que se uniram em comunhão com a Arquidiocese de Cuiabá, para se lançarem em um compromisso de encontro com aqueles que estão fora de nossas comunidades, e contribuindo para o fortalecimento dos que estão em nossas comunidades.

A formação teve início com a análise dos símbolos presentes no cartaz da campanha, incluindo a representação da casa, da mesa e da janela, bem como os elementos distintivos do Papa Francisco: a cruz em seu peito e a bengala em sua mão. A diversidade também foi tema de reflexão, com destaque para a inclusão do cadeirante, do indígena e dos negros, simbolizando a amplitude da fraternidade que a campanha busca promover.

Durante o encontro, foi discutido o papel do medo na sociedade contemporânea, que muitas vezes substitui a amizade e alimenta a inimizade. Diante de um mundo polarizado, a campanha da fraternidade surge como um chamado para quebrar os paradigmas da hostilidade e cultivar a cultura do encontro.

O ponto de partida da reflexão se deu com a reflexão da Palavra de Deus, tirado do livro do Gênesis 4,1-18, que trata sobre os dois irmãos Abel e Caim, destacando a importância de ir ao encontro do outro. O versículo norteador foi “Onde está teu irmão? ”
Os objetivos da campanha são evangélicos e urgentes, visando despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo a paz e fortalecendo os laços de amizade social. Para isso, propõe-se uma série de metas específicas, que incluem desde a análise das causas da indiferença e divisão até a promoção de iniciativas de reconciliação e comunhão.
Diante dos desafios contemporâneos, como o feminicídio, o fundamentalismo religioso e o preconceito, a campanha da fraternidade emerge como um farol de esperança, convidando a sociedade a reconhecer a dignidade de cada pessoa e a construir pontes de entendimento e solidariedade.
Assim, a mensagem central da campanha ressoa: em Jesus Cristo, a paz pode se tornar uma realidade palpável entre todas as pessoas e povos, desde que cultivemos a fraternidade e a amizade social em nossas vidas e comunidades.

Fonte: Frei Luiz Eduardo, FMM

Fotos: Paróquia Santa Edwiges

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), convida para a Santa Missa, presidida por Dom Mário …