Página Inicial / Notícias / Orientações para a Pastoral dos Ciganos

Orientações para a Pastoral dos Ciganos

Saiu uma nova publicação pela coleção Documentos da Igreja, pelas Edições – CNBB. Trata-se das “Orientações para a Pastoral dos Ciganos”. O documento é do Conselho Pontifício da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes.Com 72 páginas, divididas em seis capítulos, a obra tem a apresentação do ex- presidente do Conselho Pontifício, o cardeal Stephen Fumio Hamao. De acordo com ele, o documento se dirige “não somente àqueles – ciganos ou não – que estão envolvidos neste campo pastoral específico, mas também a toda a Igreja”.

O cardeal afirma ainda que “o documento é igualmente válido, para outros tipos de nômades que partilham condições de vida semelhantes”. O livro é um subsídio de inspiração pastoral para as igrejas locais nas quais os ciganos vivem.

“As orientações”, ressalta o cardeal, “são, portanto, um sinal da preocupação da Igreja para com os ciganos, que necessitam de uma pastoral específica, que considere sua cultura, a qual, obviamente, deve passar através do ministério pascal de morte e ressurreição. Aliás, tal é necessário para todas as culturas”.

O secretário-executivo da Pastoral dos Nômades no Brasil, padre Wallace Zanon, diz que o documento é relevante porque é o reconhecimento da Igreja para com o povo cigano, como também se faz necessário para tornar essa pastoral mais conhecida pela Igreja. “É um documento pontifício importante porque faz com que a Pastoral dos Nômades seja mais conhecida, além de explicar bem quem é o povo cigano, quais os meios para se criar a Pastoral e como ela funciona”.

Assembleia da CNBB encerrada na sexta-feira (19 de abril)

ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB CONCLUI COM CELEBRAÇÃO E CONSAGRAÇÃO À PADROEIRA DO BRASIL A 61ª …