Página Inicial / Notícias / Relíquias de São João Bosco

Relíquias de São João Bosco

As relíquias de São João Bosco chegam ao Brasil para visitas as inspetorias Salesianas inclusive no Mato Grosso.Na Arquidiocese de Cuiabá as relíquias chegam no dia 10 de janeiro de 2010 (domingo) às 12h00 permanecendo até o dia 11 de janeiro 2010 (segunda) às 18h30.As relíquias visitaram o Colégio Salesiano São Gonçalo,a Paróquia São Gonçalo do Porto e a Paróquia Nossa Senhora da Guia do Coixpó.Em Mato Grosso os responsáveis pela motivação são Padre Edmilson Tadeu (Vice Inspetor Salesiano) e Padre Orozimbo de Paula. 

 

A peregrinação da urna com a relíquia teve início em junho deste ano, na Itália, e faz parte da preparação ao bicentenário do nascimento de dom Bosco (1815-2015). O trajeto das relíquias no continente Sul Americano começou na Argentina, na etapa que contempla a chamada região salesiana América Cone Sul, passando pelo Chile, Uruguai, Paraguai até chegar ao Brasil.A urna, sustentada por quatro pilares nos quais se gravaram as datas relativas ao bicentenário, o escudo da congregação salesiana e o lema carismático de dom Bosco “Dêem-me almas e levem todo o resto”, contém os restos do braço direito do santo fundador dos salesianos.

A peregrinação das Relíquias de Dom Bosco pelos 130 países onde existe presença salesiana é parte de um grande Projeto, cujo idealizador foi o Pe. Pascual Chávez Villanueva, 9º Sucessor de Dom Bosco e Reitor-Mor dos Salesianos. Esse Projeto quer proporcionar que todos nós estejamos “frente a frente” com Dom Bosco, através de suas Relíquias. Ele vem até nós, visitando crianças, jovens e adultos de todo o mundo, e será acolhido com muita festa pela Família Salesiana. O Projeto de Peregrinação das Relíquias de Dom Bosco integra as comemorações pelos 150 anos de fundação da Congregação Salesiana e vislumbra a festa do bicentenário do nascimento de São João Bosco, em 2015.

Como Dom Bosco vem nos visitar?

A visita de Dom Bosco acontecerá concretamente por meio de sua Relíquia, guardada numa estátua, acomodada dentro de uma Urna de alumínio, bronze e cristal. Esta Urna que nos visitará é uma réplica daquela que se encontra na Basílica de Maria Auxiliadora em Turim, na Itália e que guarda partes do corpo de Dom Bosco. A base da Urna representa uma ponte sustentada por quatro pilares, sobre os quais estão inscritas as datas que definem o bicentenário: 1815-2015. As laterais dos pilares apresentam rostos de jovens dos cinco continentes. O brasão da Congregação Salesiana, que celebra, em 2009, os 150 anos de fundação, e o lema adotado por Dom Bosco — "Da mihi animas, cetera tolle" ("Dai-me almas e ficai com o resto") — também estão inscritos na Urna. A Urna mede 2,53m de compri-mento, 1m de largura e 1,32m de altura. Seu peso total é de 530 quilos.

A Peregrinação da Urna com a Relíquia de Dom Bosco começou na Itália, em abril de 2009, e permaneceu em terras italianas por dois meses. Em seguida, veio para a região da América Cone Sul, começando pelo Chile, onde chegou no final do mês de junho e ficou por quase um mês. Depois foi para a Argentina, onde permanecerá até o final do mês de outubro. Em 29 de outubro a Urna com a Relíquia de Dom Bosco entrará no Paraguai e permanecerá até 15 de novembro, quando vem para o Brasil.

Entrará em nosso País pela Inspetoria Salesiana  São Pio X, em Porto Alegre, no dia 16 de novembro. De 03 a 19 de dezembro estará na Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, em São Paulo. A partir do dia 20 de dezembro visita a Inspetoria São João Bosco, em Belo Horizonte e chega à Missão Salesiana de Mato Grosso no dia 06 de janeiro de 2010, pela cidade de Barra do Garças-MT. Confira o cronograma da visita da Urna de Dom Bosco em nossa Inspetoria, em janeiro de 2010:
 

Dia 06/01 – 4ª feira – 16h00 – Barra do Garças | Paróquia Santo Antônio
Dia 07/01 – 5ª feira – 12h00 – Merúri | Missão Indígena Bororo
Dia 08/01 – 6ª feira – 12h00 – Sangradouro | Missão Indígena Bororo e Xavante
Dia 09/01 – Sáb. – 11h00 – Primavera do Leste | Paróquia N. Senhora da Salete
Dia 10/01 – Dom. – 12h00 – Cuiabá | Colégio Salesiano São Gonçalo (Santuário)
Dia 11/01 – 2ª feira – 08h00 – Cuiabá | Paróquia São Gonçalo
Dia 11/01 – 2ª feira – 18h30 – Cuiabá | Coxipó – Paróquia Nossa Senhora da Guia
Dia 12/01 – 3ª feira – 11h00 – Rondonópolis | C. Juvenil e Paróq. Santa Teresinha
Dia 13/01 – 4ª feira – 14h00 – Campo Grande | Paróquia São João Bosco
Dia 14/01 – 5ª feira – 14h00 – Corumbá | Cidade Dom Bosco
Dia 14/01 – 5ª feira – 21h30 – Corumbá | Colégio Santa Teresa
Dia 15/01 – 6ª feira – 18h00 – Campo Grande | Paróquia N. Senhora Auxiliadora
Dia 16/01 – Sáb. – 15h00 – Lins | Paróquia São João Bosco
Dia 17/01 – Dom. – 08h00 – Araçatuba | Capela Domingos Sávio
Dia 18/01 – 2ª feira – 11h00 – Três Lagoas | Paróquia Santo Antônio
Dia 19/01 – 3ª feira – 13h00 – Campo Grande | Sede Inspetorial
Daqui, a Urna de Dom Bosco seguirá para a Inspetoria de Recife no dia 20 de janeiro de 2010 e depois para Manaus, onde permanecerá até o final de fevereiro, quando sairá do Brasil rumo à Venezuela.

A preparação da Relíquia para a visita

Diz o relatório descritivo de preparação da Relíquia guardada no busto de São João Bosco: “A urna de Dom Bosco foi preparada para ser transportada pelo mundo inteiro ao longo de cinco anos. Em seguida voltará à Itália por ocasião do bicentenário do nascimento do santo. A confecção do busto, além de levar em conta as exigências ergométricas, previu um espaço, definido no interior do peito, para receber a caixinha de zinco, que contém as santas relíquias. O rosto e as mãos do santo foram trabalhados em gesso, o manequim foi assim realizado: o busto em jesmonite, os membros superiores e inferiores em resina epossídica, as várias partes ligadas com elementos de alumínio fixados com elementos magnéticos. Embutida no peito encontra-se a caixinha de zinco, contendo a relíquia do santo. A relíquia é a da mão direita; está envolvida de algodão hidrófilo e está colocada numa caixinha de aço com tampa de vidro; este conjunto foi colocado na caixinha de zinco sobre a qual foram fixados os sigilos”.

Como participar

Todos  são convidados a permanecerem em oração, aproveitando esse momento único para acolher Dom Bosco. É um momento de fortalecimento da fé, porque a veneração das relíquias é, para a Igreja Católica, uma maneira de “proclamar as maravilhas de Cristo nos seus servos – neste caso, Dom Bosco – oferecendo aos fiéis um exemplo a imitar” (Cf. PETROSILLO, Piero. O Cristianismo de A a Z). Além disso, é muito importante acolher a Urna nas comunidades, participando das celebrações propostas.

Para motivar ainda mais a preparação e a acolhida a Dom Bosco, os Salesianos P. Osmar Bezutte e P. Gildásio Mendes acabam de gravar, a pedido da CISBRASIL, o CD "Dom Bosco, vem conosco caminhar". Este CD é, ao mesmo tempo, um instrumento na preparação das comunidades para melhor acolher as Relíquias de Dom Bosco no Brasil e, também, um subsídio pastoral valioso para toda a Família Salesiana que, há tempos, estava para ser concretizado pelos dois músicos. A ocasião não poderia ser melhor.

São, ao todo, 17 músicas de Dom Bosco, conhecidas pelo Brasil Salesiano, a maioria de autoria de P. Osmar e P. Gildásio, e que será distribuído para todas as comunidades salesianas da Inspetoria e do Brasil, a partir do próximo mês. Os arquivos com as músicas em MP3 e com as letras cifradas em PDF serão disponibilizadas no Portal da Missão Salesiana tão logo seja concluída a produção.

Você pode Gostar de:

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), convida para a Santa Missa, presidida por Dom Mário …