Página Inicial / Notícias / PORQUE DEVO CONTRIBUIR COM O DÍZIMO?

PORQUE DEVO CONTRIBUIR COM O DÍZIMO?

Para que participemos da Obra da Criação.
Através do Dizimo a Igreja evangeliza e forma evangelizadores. (Dimensão Missionária) – “Com o Dízimo, a Igreja se propaga de maneira digna e equilibrada”. É papel da Igreja assistir os mais pobres, os menos favorecidos (Dimensão Social). É dever do Cristão zelar pela Casa do Senhor (Dimensão Religiosa).
O Dizimo é mais do que um simples gesto de oferecer parte do nosso trabalho. Deus nos pede que o Dizimo seja agradável a Ele. E, para isso, ele deve ser acompanhado de perdão, justiça, misericórdia, fidelidade, humildade, fé, esperança, caridade, confiança, perseverança, paciência, coragem, entre outras virtudes.
O exercício de oferecer o Dizimo, nos ensina no decorrer do dia a dia as mais belas lições. Aprendemos e vivenciamos uma grande lição de amor, quando um irmão ou irmã se conscientiza de seu papel dentro da Igreja.
A partir do momento que entendermos a grande espiritualidade que o oferecimento do Dízimo traz em si, compreenderemos que o Dízimo é muito mais do que uma oferta material. É a nossa gratidão a Deus por tudo o que somos e o que temos.
É nosso compromisso, enquanto, católicos, batizados, a manutenção da Igreja, e, por conseguinte a manutenção da nossa Comunidade, propiciando com que ela cumpra a sua missão evangelizadora, que é levar a mensagem salvadora de Cristo a todas as pessoas.
É nessa Igreja que fomos batizados, crismados e até nos casamos. É nessa Igreja que nossos filhos deram e dão os primeiros passos para o despertar religioso através da Catequese, dos Sacramentos da Comunhão, da Crisma e do Matrimônio.  É nessa Igreja que nossos Padres partilham conosco as nossas alegrias e tristezas, através do sacramento da Confissão.
Ao chegarmos a Igreja para participar da Santa Missa, encontramos tudo pronto, tudo muito bonito, tudo arrumado, tudo organizado; muitas das vezes não nos damos conta de que como acontece tudo isso.
Quem faz? Quem prepara. Quem mantém as Despesas?
Já nos perguntamos de que maneira é capacitado um Catequista ou um Agente de Pastoral?
Como vive um Sacerdote? Quanto custa a formação de um Padre?
E a manutenção da Igreja, da Casa Paroquial, da Secretária Funcionários, despesas de água, luz, telefone etc. Quanto custo? Quem paga?
Já nos imaginamos não termos um Templo para celebrarmos comunitariamente a Palavra de Deus?; ou, já imaginamos a Igreja sem a presença do Sacerdote.
Constatamos com essa reflexão, que ao oferecermos o Dízimo e a Oferta, além de manifestarmos a nossa gratidão a Deus, estamos contribuindo com nós mesmos, que somos os beneficiários dessa Igreja que nos conforta, que nos evangeliza e promove a paz no mundo inteiro.
Francisco Geraldo da Silva
Coordenador Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo
Arquidiocese de Cuiabá
Fonte: Publicações de Autores Católicos sobre o Dízimo e Reflexões de
Encontros e Formações da Pastoral do Dízimo.

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

No domingo do Bom Pastor, quarto domingo da páscoa, a Igreja celebra o 61º Dia …