Festa de Corpus Christi

A expressão “Corpus Christi “  vem do latim e significa Corpo de Cristo.  A origem da solenidade do Corpo e sangue Cristo remonta ao século Xlll. Esta solenidade litúrgica foi Instituída pelo Papa Urbano IV(1262-1264), através da bula “transiturus”, de 11 de Agosto de 1264, para ser celebrada na Quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece  no domingo depois de Pentecostes. Urbano IV, antes de ser escolhido Papa, foi Cônego de Liége (Bélgica) e se chamava Tiago Pantaleão de Troyes, o mesmo que recebeu o segredo das visões da Freira Juliana de Liége, que pedia uma festa da eucaristia no calendário litúrgico. Esta solenidade entra no calendário litúrgico da Igreja para evidenciar e enfatizar a presença real  do Senhor Jesus no pão e no cálice consagrados. Após a consagração se torna: Jesus sacramentado. Conta a história que um sacerdote chamado Pedro de Praga, muito piedoso e zeloso pastoralmente, vivia angustiado por dúvidas sobre a presença real de Cristo no pão consagrado.

Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena (Italia), enquanto celebrava a Santa missa, foi novamente acometido pela  dúvida. Na hora da consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: A sagrada hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal (paninho branco no qual é colocado as sagradas espécies consagradas), o sanguíneo( Paninho de limpar o cálice)  e a toalha do altar. Por solicitação do Papa Urbano IV, os objetos milagrosos foram para Orviedo em solene procissão. Esta foi a primeira procissão do corporal eucarístico. Em 11 de  Agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo Católico o preceito de uma festa solene em honra do corpo e sangue do Senhor. Esta festa é um convite para uma meditação sobre o valor e a importância da eucaristia em nossa vida. Precisamos sempre lembrar que eucaristia não é inventada pela Igreja. É revelação bíblica. O seu autor é o próprio Jesus, modelo de sacerdote, o qual celebrou  a primeira Missa  da história na última ceia ( quinta-feira santa), quando ele disse: “Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei isto é o meu sangue… Fazei isto em memória de mim”(Mt 26, 26). A Igreja católica cumpre este mandato até hoje, para perpetuar a presença salvadora de Jesus na história.   O texto bíblico  mais evidente e claro sobre a doutrina da eucaristia é o capítulo 6 de S. João. Todo ele  é um discurso eucarístico de Jesus que disse “eu sou o pão vivo descido do céu. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”(Jo 6,56). A eucaristia é a  realização da promessa de Jesus que disse: “Eis que estarei convosco até a consumação dos séculos”(Mt 28).  Santo Tomaz de Aquino afirmou “Nenhum outro sacramento é mais salutar do que a eucaristia. Pois, nele os pecados são destruídos, crescem as virtudes e a alma é plenamente saciada de todos os dons espirituais. A eucaristia é o memorial perene da paixão de Cristo, o cumprimento perfeito das figuras da antiga aliança e o maior de todos os milagres que Cristo realizou” que a eucaristia constitui o maior milagre realizado por Jesus neste mundo. A celebração de Corpus Christi consta de uma Missa, procissão e adoração ao santíssimo Sacramento. O destaque maior neste dia é a procissão com o Santíssimo, a qual, recorda a caminhada do povo de Deus, como um povo peregrino neste mundo. No antigo testamento o povo foi alimentado pelo Maná, no deserto. Hoje, é alimentado com o próprio corpo e sangue de Cristo. Neste ano celebraremos a festa de corpus Christi no bojo das celebrações do centenário arquidiocesano, do congresso eucarístico nacional e dos congressos paroquiais.  A celebração do centenário arquidiocesano deve reacender em cada fiel, em cada família, em cada grupo, em cada pastoral ou movimento, uma renovada paixão pela adorável  pessoa de Jesus Cristo, perpetuado na história e no mundo pela divina eucaristia.  Jesus, pão do céu e médico celeste que cura e liberta todos aqueles que o buscam. Só ele é capaz de preencher os nossos vazios existenciais e plenificar nossa vida. Façamos parte do seu discipulado! A vida cristã consiste em viver  em Jesus Cristo, com Jesus Cristo e por Jesus Cristo neste mundo, ou seja, fazer da vida uma eucaristia para os irmãos, como Fez o Senhor Jesus .  Que o Senhor Jesus, visibilizado pelo dom celestial da eucaristia, abençoe nossas famílias, nossas comunidades Cristãs e todas as autoridades responsáveis pelo bem comum da sociedade!
Pe. Deusdédit é sacerdote Diocesano, Pároco da Paróquia Coração Imaculado de Maria(Cuiabá)e Vigário Geral da Arquidiocese de Cuiabá.

Porque veneramos a Imaculada Conceição?

Inicialmente devemos diferenciar “veneração” de “adoração”. Venerar é demonstrar grande admiração por algo ou alguém, …