Página Inicial / Notícias / Pastoral da Juventude realiza palestra

Pastoral da Juventude realiza palestra

Pastoral da Juventude realiza palestra em combate ä violência no bairro Pedra 90
Em mais uma ação em combate ã violência, que jovens da Pastoral da Juventude de Cuiabá realizaram palestra para alunos do bairro Pedra 90, na sexta e segunda-feira (19 e 21 de junho). Com o objetivo de divulgar a campanha nacional da PJ “Chega de violência e extermínio de jovens”, a Coordenação Paroquial da Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (CPJ-A) dialogou com alunos da Escola Municipal Gastão de Matos Muller.
O convite para a realização da visita da Pastoral da Juventude ao colégio partiu da professora do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), Aglaé Colin, que desenvolve com os alunos projetos de combate ä violência e manutenção da paz. “A intenção é despertar nos jovens a co-responsabilidade de se manter a paz no ambiente em que vivemos. Nosso plano de ação para o final do curso é apresentar uma ação concreta na comunidade, e a palestra da Pastoral da Juventude deu um norte aos alunos”, pontua a professora.
Em círculo, os alunos discutiram algumas ações que geram a violência e formas de se livrar de situações conflitantes. Através de cartazes com frases e desenhos, os jovens do Pedra 90 elencaram atitudes que inibem a violência, a começar dentro de casa. “Se o pai bate no filho e o desrespeita, como se pode esperar desta criança ações positivas? Temos que agir pela paz em todos os ambientes, pois somos agentes da paz”, afirma o coordenador de animação da CPJ-A, Abadio Júnior.
Campanha
A Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens veio em resposta ao alto índice de mortalidade de jovens. De acordo com o relatório da Organização das Nações Unidas, em 2006, em cada grupo de dez jovens de 15 a 18 anos, assassinados no Brasil, sete são negros . Paralelo a isso se constata que mais de uma em cada cinco pessoas da população jovem não estuda nem trabalha.
Segundo relatório feito pela Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana, morrrem por dia, em média, 54 jovens vítimas de homicídio no Brasil  e ainda vale lembrar que um estudo inédito divulgado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos estima que 33.504 adolescentes brasileiros serão assassinados em um período de sete anos, que vai de 2006 a 2013.
A Campanha nasceu da reflexão da 15ª Assembléia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil (ocorrida em maio de 2008), fruto da indignação crescente dos/as delegados/as presentes naquela assembleia e da revolta ante ao crescente número de mortes de jovens no campo e na cidade, em todos os cantos do país.
Marcela Brito – Assessoria da PJ

Você pode Gostar de:

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na …