Página Inicial / Notícias / Formação agentes do Dízimo

Formação agentes do Dízimo

FORMAÇÃO PARA AGENTES DO DÍZIMO NA DIOCESE DE RONDONÓPOLIS COM A PARTICIPAÇÃO DE MEMBROS DA PASTORAL ARQUIDIOCESANA DO DÍZIMO DA ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ.
Abaixo matéria na íntegra publicada pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Rondonópolis no Site da CNBB –Regional Oeste 2 (cnbbo2.org.br),  do dia 17.06.2010.  Formação para Agentes do Dízimo em Rondonópolis
Com o objetivo de aprofundar a Pastoral do Dizimo bem como fortalecer a mística dos agentes dessa pastoral, aconteceu nos dias 12 e 13 de junho, no Centro de Pastoral da Diocese de Rondonópolis, o encontro anual dos agentes da pastoral do dízimo.
A coordenadora diocesana das pastorais, Gracília de Miranda Silva, acolheu os participantes. Insistiu sobre a importância da qualificação e da capacitação dos agentes no momento atual da história. Clareou ainda, que este encontro de nível diocesano, aprovado na Assembléia Diocesana de Pastoral faz parte do esforço da Coordenação Diocesana de qualificar os agentes das diversas pastorais.
O encontro foi assessorado pelo casal Francisco Geraldo da Silva e Domingas H. Cordeiro da Silva e Luiza Conceição dos Santos Silva e Irinaldo do Nascimento, todos da equipe de dizimo da Arquidiocese de Cuiabá. Os assessores com uma metodologia interativa insistiram que “a motivação última e mais profunda do dízimo, que leva a uma opção, não é financeira, mas pastoral. Assim o dizimo sob o aspecto bíblico, teológico ou pastoral torna-se um instrumento de construção da comunidade”.
Segundo palavras do casal coordenador diocesano da pastoral do dízimo, João Roberto e Edna Miranda da Silva “o encontro foi uma riqueza pessoal e serviu para o nosso crescimento. Assim estamos mais abastecidos e com mais aprendizagem. Em cada encontro aprendemos e assimilamos novas experiências”. Já Sidnei Gomes Vieira, da comunidade Santa Luzia, paróquia Santa Cruz, assim se expressou: “Esse encontro representou muito, pois foi a primeira vez que participei de um treinamento sobre dízimo. Entendi mais o que é dizimo, seu sentido pastoral e vou levar a experiência deste encontro para a minha comunidade”. A representante da Paróquia São José Esposo, Antonia Cleide de Sousa afirmou que “como cristã batizada tenho um compromisso de amar e evangelizar. Encontrei na pastoral do dízimo um caminho para a minha doação pela igreja”.
Dom Juventino Kestering presidiu a missa de encerramento, agradeceu o empenho dos agentes de dízimo e manifestou sua alegria expressando que a maioria das paróquias o dízimo já consegue cobrir as despesas normais da pastoral. Ademais insistiu que através do dízimo estamos construindo verdadeiras comunidades com o espírito do evangelho, de partilha e de serviço em prol do Reino de Deus. Os 47 participantes assumiram o compromisso de divulgar as conclusões do encontro bem como organizar um novo encontro para o próximo ano.
Pastoral da Comunicação (Pascom) – Diocese de Rondonópolis

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na …