Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Igreja no Brasil: Uma história em construção!

Igreja no Brasil: Uma história em construção!

I Parte
Querido irmão e querida irmã internautas, hoje quero apresentar-lhes um percurso histórico de nossa Igreja no Brasil. Conhecer o passado de nossas raízes nos permite um novo avanço em direção ao nosso futuro em construção. A história é obra do homem, a Igreja é dom do Céu! Estas duas realidades estão constantemente se construindo através de encontros e relações. Não se pode esquecer que tais encontros e relações não são isentos dos insucessos humanos, das profundas sombras que acompanham nosso destino terrestre. Ter fé é ainda hoje perceber «o bom perfume do evangelho» presente em vidas santas, nas obras imemoriais dos tantos missionários que se afadigaram na entrega e no forte comprometimento de construção destes sertões brasileiros. Mas a fé também nos dá coragem da indignação diante daquilo que foi e que ainda hoje é sinal vivo de possibilidade do abuso de poder, da manipulação e da legalização de mentalidades e obras que ferem profundamente a vida e a viva mensagem do Evangelho de Salvação.
Por isso, é-nos importante o estudo histórico, a pesquisa e paciência no decifrar os enigmas de nosso passado, ampliando nossos horizontes no presente, para assim nos dispormos cada vez mais à promessa do futuro de Deus que sempre se aproxima à medida que o homem progride em direção de sua meta elevada de viver como filho de Deus, irmãos uns dos outros, no forte laço de solidariedade. Um bom percurso!

Acesse o restante deste artigo no Blog do Padre Wagner – Clique aqui

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …